Buscar

Questão a Democratização das escolas?

A democracia encerra uma dimensão claramente educativa e, pelo menos em sentido metafórico, também uma didática própria, baseada no exercício continuado da participação ativa, do diálogo e do debate entre posições distintas ou em conflito. E por isso se compreende quão difícil é democratizar a educação e remover das escolas os principais obstáculos políticos, organizacionais, de governo e de gestão, de relações de poder, de teorias e de objetivos educacionais que as vêm impedindo, há séculos – e mesmo em regimes políticos formalmente democráticos –, de se afirmarem como organizações educativas democráticas.

  Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/v34n68/0104-4060-er-34-68-15.pdf   Nesse sentido, avalie as asserções a seguir sobre a democratização das escolas e a relação proposta entre elas:   I.                     Nas escolas onde ainda imperam os processos autoritários, com práticas centradas no poder da gestão escolar, com líderes centralizadores, não é possível inserir a democratização que visa à participação e a cidadania em todos os segmentos da escola.   PORQUE   II.                   É necessário que as escolas rompam com esse modelo de gestão tradicional, de modo a proporcionar um direcionamento de novos hábitos e relações, dimensionando a participação coletiva ativa de toda a comunidade escolar e garantindo, assim, maior participação na definição do objetivo coletivo escolar.   A respeito dessas duas assertivas, assinale a resposta CORRETA. Escolha uma opção: a. As duas assertivas são falas. b. A primeira assertiva é falsa, e a segunda é verdadeira. c. As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. d. As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. e. A primeira assertiva é verdadeira, e a segunda é falsa.

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Heste Heste

creio eu que seja a letra D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais