Buscar

o que é amortização?

💡 5 Respostas

User badge image

Monica Correia

Amortização é a redução do valor de uma dívida por meio de pagamentos parciais. É o processo que ocorre, por exemplo, quando um devedor paga as parcelas de um financiamento que pediu a um banco. A cada mês, o saldo devedor ficará menor, ou seja, será amortizado.

O cálculo da amortização na contabilidade é o seguinte: (Valor inicial – Valor residual) / Vida útil. O resultado dessa conta é o valor que deve ser amortizado.

2
Dislike0
User badge image

Mari Claro

A amortização é uma forma de pagar gradualmente uma dívida, seja ela referente a um empréstimo, a um financiamento, à penhora de joias, etc.

O valor da amortização, em geral, já vem embutido nas parcelas do seu débito, porém também existe a possibilidade de você definir o valor que deseja abater. Neste caso, é preciso fazer um pagamento maior do que aquele que havia sido inicialmente planejado.

Exemplo:

Quando você compra um imóvel ou pega um empréstimo, é preciso pagar esses débitos. Só que esse pagamento, na maior parte dos casos, é feito de forma parcelada e é aqui que entra a amortização.

A cada parcela quitada, sua dívida se torna menor, pois o saldo devedor está sendo amortizado. Porém, você também precisa levar em conta os juros e as taxas que incidem sobre o débito. Afinal, as instituições financeiras precisam lucrar de alguma forma sobre o crédito concedido antecipadamente a você.

Isso significa que, na sua prestação mensal, uma parte do valor corresponde apenas ao pagamento de encargos e a outra é efetivamente de amortização.

0
Dislike0
User badge image

Leyanne Costa

parcela anual retirada pelo proprietário de uma empresa para atender à depreciação de bens ativos (máquinas, equipamentos, móveis etc.).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados