Buscar

ATIVIDADE 3 - SAÚDE - FUNDAMENTOS DE GENÉTICA HUMANA - 54/2021

Um homem com neurofibromatose, filho de pai heterozigoto e mãe normal, se casa com uma mulher fenotipicamente normal. Sabe-se que a neurofibromatose é de herança dominante. Eles gostariam de saber se existem chances de terem filhos com as mesmas características do genitor e quais são essas proporções.

Construa um heredrograma a partir destas informações, e explique os resultados, através do quadro de Punnett, genotípicos e fenotípicos.

(Você pode se basear no modelo de resposta para esta atividade de estudo 3, disponível no STUDEO).

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, podemos construir um heredograma para analisar as chances de os filhos do casal apresentarem neurofibromatose. O pai é heterozigoto para a neurofibromatose, o que significa que ele possui um gene normal (N) e um gene para a doença (n). A mãe é fenotipicamente normal, o que indica que ela possui dois genes normais (NN). Ao cruzar esses genótipos, podemos usar o quadro de Punnett para determinar as proporções genotípicas e fenotípicas dos filhos. O quadro de Punnett para esse cruzamento seria: | N | n | ----------------------- N | NN | Nn | ----------------------- N | NN | Nn | ----------------------- A partir desse quadro, podemos ver que existem três possibilidades genotípicas para os filhos: NN (sem a doença) e Nn (portadores da doença). Não há a possibilidade de nn (com a doença), pois a mãe não possui o gene para a neurofibromatose. Em relação às proporções fenotípicas, podemos dizer que 75% dos filhos terão fenótipo normal (sem a doença) e 25% serão portadores da neurofibromatose. É importante ressaltar que essas proporções são probabilísticas e representam uma média populacional. Em casos individuais, os resultados podem variar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais