Buscar

O sistema educacional brasileiro é inclusivo? Como seria uma escola inclusiva nestes parâmetros de educação para todos?

💡 3 Respostas

User badge image

Mirian Alves

Na prática não existe pois precisa mudar todo o sistema educacional começando pelo espaço físico escolar para adequar a as pessoas com necessidades especiais .Também não basta incluir Pará dizer que a escola é inclusiva . E preciso de profissionais capacitados e eu falo não do professor mais da escola como um todo.Devemos abraçar de todo o nossos corações esse projeto.
2
Dislike0
User badge image

Ray Lima

Na teoria o sistema educacional brasileiro é inclusivo, porém na prática pode-se encontrar divergências. Para que o aluno com necessidades especiais seja inserido dentre de um contexto educacional é necessário que seja aplicado a educação inclusiva
1
Dislike0
User badge image

Cibely Felicio De Souza

Vivendo Parte do Processo

A inclusão é a chave para que os estudantes com deficiência possam aprender com o convívio dos demais alunos, professores e todos os envolvidos. Cada ser humano é único e possui elementos que nos diferem completamente uns dos outros essas diferenças são demarcadas pela genética, por estímulos do ambiente e pela interação que temos com o mundo. A aprendizagem envolve um complexo processo abrangendo três domínios cognitivos, psicomotores e afetivos.

O sistema educacional brasileiro está atuando em uma politica de educação para todos, com o compromisso de atender as necessidades educativas de todos os alunos, independentes de suas condições econômicas, sociais e orgânicas, tendo um projeto educacional dinâmico e comprometido com a diversidade e singularidade. Ligar a união do currículo, a cultura e a inclusão é a concretização para que a educação aconteça.

O Brasil precisou se reestruturar para dar conta das demandas presentes nas declarações referentes a Declaração Mundial de Educação para todos, e á Declaração de Salamanca, de 1994. Essas duas declarações apontam o caminho e lamçam os obejtivos que devem ser alcançados. Podemos dizer que atualmente a Educação Especial no Brasil, inclui-se e exclui-se e , conforme se inclui, exlui-se duplamente, onde muitos dos alunosforam incluídos em primeiro momento e excluidos posteriormente.

Por fim uma escola inclusiva com todos os parametros de educação prevê um ensino de qualidade e aprendizagem para todos, sem fazer distinção acabando com qualquer barreira ou preconceito. O aprendizado se torna completo quando somos expostos as nossas diferenças.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais