Buscar

O que são fatos sociais?

💡 5 Respostas

User badge image

ANTONIO SERGIO DE OLIVEIRA

Fotografia social – o registro de emoções

Antigamente buscava-se apenas o registro do momento, mas hoje o desafio é registrar as emoções, a lágrima, o amor, o encanto de crianças, a comédia. É como se o fotógrafo estivesse no evento sem ser percebido.
1
Dislike0
User badge image

Maynne Caroline Silva

Fato social é um conceito do sociólogo Émile Durkheim e se refere aos hábitos e maneiras de agir e de pensar que determinam a forma como os indivíduos se comportam em uma sociedade.

Segundo Durkheim, os fatos sociais estão expressos em regras, valores e normas sociais e obrigam os indivíduos a agirem de acordo com os padrões culturais.

1
Dislike0
User badge image

Dan Soares

Olá Larissa.


Émile Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, lançou Regras do método sociológico no ano de 1895. Neste livro, apresenta a compreensão do objeto desta ciência em vias de se constituir. Para o autor, há um grupo de fenômenos, na sociedade,  que são distintos daqueles que configuram outros campos científicos. E são esses fenômenos que se constituem como objeto da sociologia, o fato social. O fato social encerra determinadas caraterísticas que o configura como objeto desta e não de outras ciências. Em Regras do Método Sociológico, Durkheim define no primeiro capítulo o fato social, sendo estas suas características:


  • Existem fora das consciências individuais;
  • São dotados de um poder imperativo e coercitivo e não devem ser confundidos com fenômenos orgânicos e psíquicos;
  • O substrato do fato social é a sociedade: na sua totalidade ou nos grupos parciais que a compõem;
  • O fato social se distingue de suas repercussões individuais. Ele é um certo estado da alma coletiva. É geral, é coletivo. É a difusão no interior de um grupo.

De modo geral, os fatos sociais são compreendidos como tendo objetividade e caráter coercitivo.



1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais