Buscar

Sobre os anti-hipertensivos...

A hipertensão é uma doença extremamente silenciosa, entretanto, em alguns casos, como quando aumenta de forma abrupta, podem surgir alguns sintomas, como cefaleia, vertigem, mialgia, visão turva, sangramento nasal, etc. Em 90% dos casos a hipertensão é hereditária, no entanto, diversos fatores influenciam nos níveis de pressão arterial, como consumo excessivo de sal, tabagismo, sedentarismo, diabetes, obesidade, estresse, bebidas alcoólicas, falta de atividade física e sono inadequado. Sobre os anti-hipertensivos, assinale a alternativa correta: *

1 ponto


a)Os diuréticos (ex: furosemida e hidralazina) estimulam a produção de urina, o que gera redução do débito cardíaco (DC) e redução da pressão arterial.


b)Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) (ex: atenolol) inibem o sistema renina-angiotensina-aldosterona, promovendo redução do débito cardíaco (DC), redução da resistência vascular periférica (RVP) e redução da pressão arterial. O atenolol possui um efeito colateral clássico, que é a tosse seca.


c)Os vasodilatadores (ex: minoxidil, nitroprussiato de sódio) podem ser utilizados em casos de graves de hipertensão, geralmente, são os medicamentos de última escolha para a terapia da hipertensão. Eles promovem aumento da resistência vascular periférica (RVP) e redução da pressão arterial.


d)A metildopa é o anti-hipertensivo de escolha para gestantes no tratamento da pré-eclâmpsia. Enquanto a hidralazina é o anti-hipertensivo de escolha em casos de eclâmpsia.


e)O nifedipino, um agente simpaticolítico, atua inibindo o co-transporte de sódio e cloreto, impedindo a reabsorção desses íons, com isso, a água vai por osmose para a urina, através das aquoporinas, promovendo aumento da eliminação da água e desses íons na urina, consequentemente, ocorre aumento do volume urinário, redução volume sistólico, redução do débido cardíaco e redução da pressão arterial.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais