Buscar

Sobre os tratamento do diabetes mellitus, assinale a alternativa incorreta:

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Sobre os tratamento do diabetes mellitus, assinale a alternativa incorreta: *

1 ponto


As sulfonilureias (ex: glibenclamida) são hipoglicemiantes orais utilizados para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2. O mecanismo de ação desses fármacos ocorre através da inibição dos canais para potássio sensíveis ao ATP (K-ATP), estimulando a exocitose das vesículas de insulina.


A insulina é utilizada no tratamento do diabetes mellitus tipo 1. Existem as insulinas de ação ultracurta (ex: lispro), intermediária (ex: NPH) e prolongada (ex: zinco estendida).


Os análogos da meglitinida (ex: repaglinida) atuam bloqueando os canais para potássio sensíveis ao ATP (K-ATP), promovendo exocitose das vesículas de insulina.


As biguanidas (ex: metformina) são agente anti-hiperglicemiantes, atuam estimulando a gliconeogênese hepática, e reduzindo a absorção de glicose no intestino. Esses fármacos são utilizados para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2.


Os inibidores da alfa-glicosidase (ex: acarbose) reduzem a absorção intestinal de glicose, levando a redução da glicemia. Esses fármacos são utilizados no tratamento de diabetes mellitus tipo 2.

💡 1 Resposta

User badge image

Celton Calls

As biguanidas (ex: metformina) são agente anti-hiperglicemiantes, atuam estimulando a gliconeogênese hepática, e reduzindo a absorção de glicose no intestino. Esses fármacos são utilizados para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais