Buscar

NUTRIÇÃO E BIODISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES

Suponhamos que ao elaborar o planejamento alimentar para paciente X, o nutricionista precisasse priorizar a ingestão de cobre. Se a alternativa correta:

I- O cobre é um micromineral presente em grande parte dos alimentos, principalmente de origem proteica, cuja absorção é mediada pela metalotioneína e seu transporte independente do estado nutricional do indivíduo, uma vez que ele circula predominantemente na forma livre pelo organismo.

II- Este mineral atua conjuntamente ao zinco como um cofator para a ação da enzima superóxido desmutase, com função importante antioxidante e cardioprotetora, devendo estimular o consumo de frutas frescas e preferencialmente com casca.

III- Com relação aos exames bioquímicos, caso o paciente apresente anemia ferropriva, deficiência do cobre pode estar envolvida no processo uma vez que este nutriente faz a mediação na transferência do ferro da ferritina para uma transferrina.

IV- O cobre é um nutriente que atua em três esferas principais, chamada de tríade envolvendo o metabolismo energético, metabolismo ósseo e integridade do trato gastrointestinal.

Marque a opção com a sequência correta:

   a.   F; F; F; V.

   b.   V; V; F; V.

   c.   F; F; V; F.

   d.   V; V; F; F.

   e.   V; F; F; F.


💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais