Buscar

ferramentas e controle da qualidade

💡 5 Respostas

User badge image

Luara Carvalho

diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa). É utilizado para representar claramente as potenciais causas que afetam um processo por classificação e relação entre as causas.

Folha de Verificação. A folha de verificação é mais uma das diversas ferramentas da qualidade aplicada para estabelecer de forma padronizada a coleta de dados de determinado processo ou evento ao longo do tempo.

Histograma. É uma ferramenta baseada em conceitos estatísticos, por meio da qual pode-se observar a variabilidade de determinada característica de um processo, em outras palavras, torna “previsível” o comportamento desse mesmo processo, caso ele continue a operar dentro das mesmas condições (material, máquina, método de operação e medição, etc.).

Gráfico de Pareto. É mais uma das ferramentas da qualidade que é aplicada tipicamente para identificar o

1
Dislike0
User badge image

Alan Paz

1 Fluxogramas

Os fluxogramas são demonstrações gráficas (desenhos), composto por figuras padronizadas (símbolos e formas), que representam detalhadamente um processo, desde o seu início até o fim. Através de um fluxograma, podemos observar com facilidade cada um dos elementos, componentes e tarefas associadas ao processo. Existem fluxogramas muito aprofundados e precisos, e também os que são menos detalhados e mais objetivos, cada um se aplica conforme a necessidade. A observação de um fluxograma pode auxiliar na Identificação (Etapa 1) e/ou na Definição (Etapa 2) do problema.

2 Diagramas de Pareto

Os Diagramas de Pareto recebem esse nome devido ao fenômeno observado por Vilfredo Pareto e posteriormente adaptado para as aplicações de qualidade por Juran e Gryna, que, a grosso modo, demonstra graficamente a análise do conceito 80/20, ou seja, identificar as poucas áreas (20%) que afetam os maiores resultados (80%). Poderíamos ficar um semestre inteiro estudando a estruturação do Diagrama de Pareto mas, em suma, deve-se coletar os dados, plotando-os em uma planilha agrupada por ocorrências em setores. A partir dessa planilha, deve-se calcular e plotar sobre um gráfico a curva de frequência das ocorrências. Cada ponto (x,y) sobre o gráfico liga-se ao próximo, formando uma curva de linha acumulativa, que denuncia claramente em qual setor da produção, por exemplo, vale mais a pena investir em renovação de maquinário, para alavancar a lucratividade da fábrica - ou qual parte do processo está se tornando o gargalo que causa a maior parte do atraso nas entregas. Enfim, o Diagrama de Pareto torna visível a área em que o gestor precisa focar a sua atenção. Sendo assim, podemos afirmar que pode ajudar a Investigar (Etapa 3) e também a Analisar (Etapa 4) e Solucionar (Etapa 5) o problema.

3 Diagramas de Ishikawa

Também nomeado em referência a um grande guru da Qualidade, Kaoru Ishikawa, essa Ferramenta também pode ser conhecida por Diagrama de Causa e Efeito (por ser o que correlaciona), ou Diagrama Espinha de Peixe (devido ao seu formato característico). Ela é utilizada para identificar os fatores (causas) relacionados ao problema estudado, bem como as suas consequências no processo (efeitos), correlacionando as causas maiores, as menores, cada um dos efeitos, estruturados em uma sequência que permita visualizar todas as possibilidades de intervenção, facilitando não só a compreensão efetiva do problema, mas principalmente a definição da melhor estratégia a ser adotada, planejando como lidar com cada um dos eventuais efeitos, tornando a tomada de decisão mais eficaz e assertiva. O Diagrama de Ishikawa traz clareza para o processo de solução de problemas e pode ser utilizado em absolutamente todas as suas etapas.

4 Gráficos de Controle

Os Gráficos de Controle, também chamado de "A voz do processo", é muito utilizado em processos produtivos, mas também serve para indicar o desempenho de diversas etapas de diferenciados processos. Trata-se de comparar resultados obtidos com resultados médios anteriores, com a definição de limites superiores e inferiores ao que se considerar aceitável. Um Youtuber, por exemplo, pode controlar as visualizações de seus vídeos dessa maneira, sabendo que a sua média costuma ser de 1600 views, com limite superior de 2000 e inferior de 1200. Dessa forma, caso determinado conteúdo gere apenas 1100 visualizações, ele saberá que não chamou a atenção de seu público, mas se obtiver 2100, perceberá que poderá seguir postando mais vídeos sobre o mesmo assunto. A mesma linha de raciocínio vale para determinar se a matéria-prima de um novo fornecedor está ou não gerando mais refugo em uma fábrica. Os Gráficos de Controle também servem como um eficiente registro de resultados organizacionais, e poderão servir como parâmetros para análises futuras. Dentro do processo de solução de problemas, a sua principal função, de coletar dados, se destaca nas fases de Investigação (Etapa 3) e Validação (Etapa 6).

5 Folhas de Verificação

As Folhas de Verificação deve ser a Ferramenta da Qualidade mais utilizada no nosso dia-a-dia. Afinal, quem nunca organizou uma lista de compras antes de ir ao supermercado, ou fez um chek-list para ter certeza de que não esqueceu nenhum item importante na mala de viagem? Já parou para pensar no motivo de tantas pessoas, ao redor de todo o mundo, terem em comum esses hábitos? A resposta é simples: fazemos isso apenas porque é eficaz - e no mundo organizacional, eficácia significa lucro! Portanto, não se surpreenda ao saber que existem vários tipos de Folhas de Verificação, como as exemplificadas acima, e também outras, um pouco mais complexas, mas que basicamente têm o intuito de registrar ocorrências de determinados eventos. Essa Ferramenta da Qualidade garante a exatidão necessária para a legitimidade do processo de solução de problemas e atua na coleta efetiva de dados exatos que suportarão a tomada de decisão (Etapas 1 e 3), bem como a Validação dos resultados da implementação da solução (Etapa 6).

6 Diagramas de Dispersão

Os Diagramas de Dispersão são gráficos que possibilitam a identificação visual quanto a se existe ou não relação de um evento com outro qualquer, ou seja, para investigar se determinado efeito está realmente ligado a determinada causa. Fixando-se uma variável, e utilizando os dados coletados em etapas anteriores, plota-se o Diagrama de Dispersão, calculando a frequência de determinada ocorrência em relação a uma causa específica. Os resultados podem apontar se existe dependência positiva, negativa ou nula, norteando o planejamento da Solução de problemas (Etapa 5).

7 Histogramas

Os Histogramas são as representações gráficas que demonstram a evolução da variação de resultados em função de duas variáveis, possibilitando a análise comparativa entre combinações de diferentes grupos de elementos. Observamos histogramas no nosso dia a dia, quando comparamos preços de ações ao longo do ano, ou resultados parciais de eleições políticas, por exemplo. Embora sejam bem comuns, os Histogramas são importantes Ferramentas da Qualidade por facilitar a visualização objetiva e rápida dos resultados gerados a partir de ações combinadas no processo organizacional

1
Dislike0
User badge image

Rodrigo dos Santos

diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa). É utilizado para representar claramente as potenciais causas que afetam um processo por classificação e relação entre as causas.

Folha de Verificação. A folha de verificação é mais uma das diversas ferramentas da qualidade aplicada para estabelecer de forma padronizada a coleta de dados de determinado processo ou evento ao longo do tempo.

Histograma. É uma ferramenta baseada em conceitos estatísticos, por meio da qual pode-se observar a variabilidade de determinada característica de um processo, em outras palavras, torna “previsível” o comportamento desse mesmo processo, caso ele continue a operar dentro das mesmas condições (material, máquina, método de operação e medição, etc.).

Gráfico de Pareto. É mais uma das ferramentas da qualidade que é aplicada tipicamente para identificar .

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais