Buscar

Qual a diferença entre imunidade inata e imunidade adquirida?

💡 17 Respostas

User badge image

Deygiane Xavier

A imunidade inata: há um direcionamento de um conjunto de patógenos mediado, geralmente, por proteínas comuns a esse tipo de patógeno. Está presente desde o nascimento. É ativada praticamente ao mesmo momento que ocorre a infecção. È a primeira a atuar e não gera memória, está relacionada a inflamação.

Adquirida ou adaptativa: mediada principalmente pelos linfócitos e seus produtos. Demora um pouco mais para acontecer do que a inata. A produção de anticorpos em decorrência de umainfecção leva de 7-14 dias e os anticorposcomeçam a surgir no organismo em função doaumento da atividade da imunidade adaptativa. Depende do funcionamento da imunidade inapta.Ela também é considerada como adquirida. É maisespecífica pq os mecanismos envolvidos na suaativação utilizam os próprios componentes doantígeno como referencial para produzir osanticorpos. É a segunda a atuar, gera memória, estárelaciona com padrões de atividades de linfócitos Te com a produção de anticorpos. Pode ser divida em humoral e imunidade celular.

1
Dislike0
User badge image

Brenda Gabriella

A imunidade inata é que se nasce com ela, é a imunidade presente desde o nascimento, os anticorpos naturais do corpo no momento da concepção, que foram passados de pais para filhos.

A imunidade adquirida é que se obtém através de vacinas, soros e quando o indivíduo entra em contato com um agente antigênico.

A imunidade inata permite o desenvolvimento da imunidade adquirida pois é a partir das alterações das células de defesa inata é que ocorre a imunidade adquirida.


1
Dislike0
User badge image

Layssa Freitas

A imunidade inata constitui a primeira linha de defesa do organismo e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio. Já a imunidade adaptativa compreende a linha de defesa específica que é adquirida após o contato com os patógenos, como através das vacinas, por exemplo.



1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais