Buscar

Atividade Contextualizada Bromatologia

Maria, dona de supermercado contratou recentemente dona Joana A. S. (50 anos) como nova confeiteira, para atuar no setor de panificação da empresa. Entre as especialidades do supermercado, vende-se um bolo de coco, chamado de “Bolo toalha felpuda”. Dona Joana, confeiteira desde os 20 anos de idade, resolve incrementar o doce fazendo a substituição do coco ralado comercial pela versão in natura. Porém, como o bolo não tem muita saída, o coco fica guardado no armário da confeitaria por alguns dias antes de ser utilizado. No dia da fabricação do bolo, dona Joana utiliza o coco guardado e o produto é vendido na padaria. Cerca de 2 horas depois, o cliente retorna dizendo que o bolo está com gosto desagradável (“sabor velho”).

 

Considerando o caso, responda:

 

  • O que pode ter acontecido com o alimento? Se fosse utilizado o coco comercializado teria ocorrido o mesmo problema?
  • Você como analista bromatológico pode analisar a amostra e detectar o que houve, qual o teste necessário? Discorra sobre as vidrarias, materiais e equipamentos necessários para realização do teste.

 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No caso descrito, é possível que o bolo tenha adquirido um gosto desagradável devido ao uso do coco in natura que estava guardado por alguns dias. O coco fresco é um alimento perecível e pode sofrer alterações químicas e microbiológicas ao longo do tempo, o que pode resultar em mudanças no sabor e na qualidade do produto final. Se fosse utilizado o coco comercializado, que provavelmente passou por processos de secagem e conservação adequados, é menos provável que ocorresse o mesmo problema, pois o coco comercializado geralmente é submetido a tratamentos que prolongam sua vida útil e mantêm sua qualidade. Como analista bromatológico, para analisar a amostra e detectar o que houve, seria necessário realizar testes microbiológicos e químicos. Alguns testes que poderiam ser realizados incluem: 1. Análise microbiológica: para verificar a presença de microrganismos que possam ter causado a deterioração do bolo. Seriam necessárias placas de Petri, meios de cultura específicos para o crescimento de bactérias e fungos, e equipamentos de esterilização, como autoclave. 2. Análise química: para identificar possíveis alterações químicas no bolo. Seriam necessários reagentes químicos específicos, balanças analíticas para pesagem precisa, e equipamentos de análise, como espectrofotômetro ou cromatógrafo. É importante ressaltar que essas são apenas sugestões de testes e equipamentos, e a escolha dos métodos e materiais específicos dependeria da natureza da análise desejada e dos recursos disponíveis no laboratório.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais