Buscar

Quais foram as fases do Romantismo Brasileiro?

💡 4 Respostas

User badge image

Sandra Valter

Primeira geração romântica A primeira geração romântica é intitulada “indianista”. Isso porque nela se elege a figura do índio como herói do mito de formação da sociedade brasileira. Segunda geração romântica A segunda geração romântica é marcada por um intenso sentimentalismo e uma perspectiva bastante egocêntrica acerca da vida. Terceira geração romântica A terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social.

1
Dislike0
User badge image

Beatriz Pereira dos Santos

A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil.

A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".


0
Dislike0
User badge image

Rosely Bastos

Romantismo indianista - marcado pela representação da figura do indígena como herói. Destaca-se também o nacionalismo e a identidade cultural brasileira.

Ultrarromantismo - composto pelo sentimentalismo e o pessimismo. Presença dominante das questões individuais. Inflenciado pela Byronismo, tratou de temas como o amor e a tristeza.

Condoreirismo - Pautado nos temas de cunho social. Essa geração romântica defendia o caminho da justiça e da liberdade. Nesse sentido, o nome condor está associado aos pássaros que voam alto.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais