Buscar

Qual o momento da consumação do crime de estelionato previdenciário para o beneficiário e para o servidor ?

Direito penal. Estelionato contra a previdência. Consumação.

💡 4 Respostas

User badge image

gino sérvio malta lôbo

O indivíduo X, menor de idade, e filho de uma servidora do INSS que trabalha no setor de concessão de benefícios, entrou em contato com Y e disse-lhe que tinha acesso ao sistema da previdência e que poderia conseguir para este um benefício indevido, bastando a este fazer o requerimento na agência em que sua genitora trabalhava. Y, seguindo a orientação de X, formulou requerimento de benefício que sabia não ter direito, instruindo-o com documentação falsa que ele mesmo providenciou com o terceiro Z. Alertado de que o pedido de benefício houvera sido feito, o menor X, aproveitando-se do fato de que sua mãe, em razão da pandemia, estar trabalhando em casa, e tendo acesso a senha pessoal e intransferível desta, ingressou no sistema da Previdência e deferiu o benefício, o qual veio a ser pago a Y por cerca de dois anos, quando só então se constatou a fraude. O acerto do menor X com o beneficiário Y foi no sentido de que, tão logo fosse paga a primeira parcela, fosse ela depositada em caderneta de poupança existente em nome do menor. O depósito foi efetuado quando X ainda era de menor, mas o valor veio a ser sacado por este da conta após já ter atingido a maioridade. Indaga-se: qual o momento da consumação do crime para X e para Y? Que crime eles cometeram? A solução seria diferente se a retirada do valor da caderneta de poupança se desse antes da maioridade ou a situação de possuir o valor em sua conta já é suficiente? E se, por algum problema no sistema da instituição bancária, a transferência do recurso para a conta do menor não ocorresse??
0
Dislike0
User badge image

Kat Rockenbach

“O delito de estelionato, praticado contra a Previdência Social, mediante a realização de saques depositados em favor de beneficiário já falecido, consuma-se a cada levantamento do benefício, caracterizando-se, assim, continuidade delitiva, nos termos do art. 71 do Código Penal, devendo, portanto, o prazo prescricional iniciar-se com a cessação do recebimento do benefício previdenciário. Precedentes” (AgRg no REsp 1.378.323/PR, 6ª Turma, j. 26/08/2014).

0
Dislike0
User badge image

Kat Rockenbach

“O estelionato previdenciário é crime instantâneo de efeitos permanentes quando cometido por servidor do INSS ou por terceiro não beneficiário que pratica a fraude, sendo consumado no momento do pagamento da primeira prestação do benefício indevido. Precedentes” (AgRg no REsp 1.347.082/RS, 5ª Turma, j. 21/08/2014).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais