Buscar

O sistema circulatório

O sistema circulatório, também denominado de cardiovascular, é formado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue. Considerado um sistema fechado, pois o sangue circula exclusivamente dentro dos vasos sanguíneos e o sangue arterial não se mistura com o venoso. Com base em seus conhecimentos sobre o sistema circulatório analise as sentenças abaixo:


I) A principal função do sistema circulatório é distribuir componentes nutritivos e oxigênio para os tecidos e coletar o dióxido de carbono e os resíduos metabólicos dos tecidos.


II) O sangue desempenha uma importante proteção ao organismo com leucócitos que combatem doenças por fagocitose e proteínas que agem como anticorpos contra doenças.


III) Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias, são células sanguíneas, com hemoglobina, que agem nas trocas gasosas do sangue com os tecidos ou do sangue com o ar presente nos pulmões.


IV) As plaquetas são células sanguíneas que agem na homeostase do organismo ao regular a temperatura corporal através da evaporação da água no sangue.

Assinale a alternativa que apresente a resposta correta:

Alternativas:

a)Estão corretas apenas a I e II. 

b)Estão corretas apenas a I e III. 

c)Estão corretas apenas a I, II e III. 

d)Estão corretas apenas a II, III e IV. 

e)Estão corretas apenas a III e IV. 

💡 12 Respostas

User badge image

Geovana Caldas

Alternativa "C".

IV) As plaquetas são células sanguíneas que agem na homeostase do organismo ao regular a temperatura corporal através da evaporação da água no sangue.

Errada, pois a função das plaquetas é contribuir na coagulação do sangue.

2
Dislike0
User badge image

Gabriela

e)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais