Buscar

Atividade Contextualizada

1. Para começar, leia o texto abaixo para, em seguida, responder os questionamentos feitos no item 2.


   Durante o expediente da Farmácia “Sem Remédio”, um cliente (J.P.S., sexo masculino, 33 anos), ao ser atendido por um farmacêutico, solicitou um medicamento para dor de cabeça devido a uma sinusite recorrente, cuja composição é a seguinte: paracetamol 500mg + cloridrato de pseudoefedrina 30mg. Neste mesmo momento, ele também solicitou um antigripal, indicado pela vizinha, cuja composição é a seguinte: cloridrato de fenilefrina 20mg + maleato de carbinoxamina 4mg + paracetamol 800mg. A princípio, J.P.S faria uso do medicamento para dor de cabeça, e antigripal era para a irmã de J.P.S, que apresentou sinais gripais. Mas, ao chegar em casa, J.P.S decidiu fazer uso também do antigripal, a fim de “prevenir” a gripe. No mesmo dia, mais tarde, J.P.S. foi ao aniversário de um amigo, onde fez uso de bebida alcoólica. Alguns dias depois, o farmacêutico atende a vizinha de J.P.S., que reclama sobre o perigo uso de medicamentos e comenta do seu vizinho (J.P.S) que estava internado com hepatite aguda.


2. Analisando a situação detalhada acima, e com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, você deverá elaborar o seu texto argumentativo-dissertativo respondendo aos seguintes questionamentos:


• Identifique no caso acima o que pode ter levado ao desenvolvimento da hepatite aguda de J.P.S. 

• Cite quais foram as atitudes que contribuíram para que isso acontecesse; 

• Cite e discuta sobre as principais causas de intoxicação no Brasil, e como preveni-las;

• Discuta sobre o problema da automedicação e como o profissional farmacêutico poderia intervir neste caso.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais