Buscar

Módulo 6: A Efetivação de Direitos no Atendimento da População em Situação de Rua

Escolha uma opção:

a. O Decreto nº 7.053/2009 prevê a implementação de Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua, no âmbito da proteção social especial do SUAS. Os Centros POP, como são conhecidos, são uma unidade de referência da PSE de média complexidade. Diferentemente do CREAS, que oferta obrigatoriamente o PAEFI, nos Centros POP o atendimento é direcionado exclusiva e obrigatoriamente para a população em situação de rua.

b. O CREAS oferta, obrigatoriamente, o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), além de promover a abordagem social e serviços para pessoas com deficiência, idosos e seus familiares. Também é nesta unidade que se oferta o serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto para adolescentes e jovens em conflito com a lei.

c. O atendimento da população em situação de rua se localiza exclusivamente nos níveis de proteção de média complexidade e alta complexidade, onde são ofertados os serviços especializados, oferecidos pelos CREAS, para quem sofre risco pessoal, social e de carência de direitos, como são as pessoas que estão em situação de rua.

d. Apesar de o CREAS e o Centro Pop oferecerem serviço específico para a população em situação de rua, esta população tem o direito de receber atendimento em qualquer serviço da assistência social, de acordo com a sua demanda/necessidade adequada ao serviço.

e. O CREAS orienta e encaminha para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes nos municípios e Distrito Federal e oferece informações, orientação jurídica e auxílio para obtenção da documentação pessoal e pode oferecer os serviços específicos para a população em situação de rua elencados acima, segundo a necessidade local.

Limpar minha escolha

Questão 4

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Marcar questão


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais