Buscar

Por que a di-hidroxiacetona-fosfato é convertida em gliceraldeído-3-fostato?

Estou estudando metabolismo de carboidratos e estou nas fases da via glicolítica. Na 4° fase há uma clivagem que resulta em di-hidroxiacetona-fosfato e gliceraldeido-3-fosfato. Na 5° fase essa di-hidroxiacetona-fosfato é convertida em gliceraldeido-3-fosfato.

Não achei o motivo para essa conversão nos livros e não lembro da professora ter mencionado. Imagino que seja por causa da especificidade de alguma enzima que reconheça apenas o gliceraldeido-3-fosfato, mas não tenho certeza.

💡 4 Respostas

User badge image

Caroline Soutinho

Ela tem que ser convertida em gliceraldeido-3-fosfato porque é essa molécula que dá seguimento a outras reações para continuar a via glicolítica, mas a di-hidroxiacetona fosfato também pode ser desviada pra síntese de triglicerideos.
1
Dislike0
User badge image

Andressa Oliveira

Ela tem que ser convertida em gliceraldeido-3-fosfato porque é essa molécula que dá seguimento a outras reações para continuar a via glicolítica, mas a di-hidroxiacetona fosfato também pode ser desviada pra síntese de triglicerideos

1
Dislike0
User badge image

Jose Silva

Lascou se
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais