Buscar

Desafio.

A sociedade espera da ciência novas descobertas e soluções. Além de rigor no processo de investigação e na aplicação dos métodos, é necessário comunicar os resultados da pesquisa. Uma das formas sedimentadas na comunidade acadêmica para essa divulgação são os eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos, chamados de comunicação científica.

Ainda que a pesquisa esteja em andamento, é nesse espaço, junto a outros pesquisadores da temática, que os elementos metodológicos e possíveis resultados podem ser testados em sua recepção ao público especializado. Comentários, correções e sugestões são ​​​​​​​comuns, contribuindo, assim, para a qualidade das conclusões e ratificando a função do conhecimento científico: um saber com finalidade social.

Assim, o texto acadêmico, seja na forma escrita ou oral, deve atender especialmente aos três elementos essenciais: impessoalidade, objetividade e redação correta. Para ajudar o seu amigo, você deve explicar esses três elementos essenciais do texto científico, que orientam a produção e a apresentação de uma comunicação científica

💡 2 Respostas

User badge image

Angela Soares

Resposta : Os três elementos essenciais do texto científico são:

Impessoalidade: a redação de trabalhos científicos exige certa impessoalidade e imparcialidade. Expressões como: “eu penso”, “parece-me”, etc., demonstram parcialidade na pesquisa e não têm valor científico. Até algum tempo, exigia-se que fosse escrito exclusivamente na terceira pessoa (do singular), mas hoje essa exigência foi flexibilizada, desde que se mantenha a linguagem acadêmica mais distanciada.

Objetividade: na escrita de qualquer texto acadêmico, deve-se evitar prolixidade e manter uma linguagem objetiva e clara. Deve-se apresentar o assunto e sua discussão de forma direta e em linguagem acadêmica científica, que é de caráter informativo e racional, ainda que se baseie em dados subjetivos. Clareza e precisão contribuem para a objetividade.

Redação correta: uma redação correta é condição indispensável para a boa aceitação da produção de texto. Deve-se relatar a pesquisa com frases curtas, evitando muitas orações subordinadas num único período. O uso comedido de parágrafos, suficiente para ordenar o raciocínio, torna o texto de mais fácil leitura. A cada novo parágrafo, demonstra-se o desenvolvimento do raciocínio. Devem ser realizadas diversas revisões no texto depois de escrito e antes de sua entrega final, retirando todo excesso de palavras e expressões que não fazem falta no contexto da redação.

Quanto à apresentação, as boas práticas indicam a leitura do texto, garantindo mais precisão e objetividade. Seguir um roteiro preparado com antecedência alivia a pressão do momento e mantém a apresentação em uma linha coesa, que permitirá ​​​​​​​conclui-la com sucesso.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

desafio

Metodologia Científica

FF

User badge image

Angela Soares

Question Icon

Desafio

Metodologia Científica

UNIEVANGÉLICA

User badge image

Gabriella Braga

Materiais relacionados