Buscar

REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

Leia o trecho abaixo da Lei nº 13.467/2017:

 

"Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

§1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Lei nº 13.467/2017)

§2o As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário".

 

A partir da leitura do artigo 457 da CLT, podemos dizer que a seguinte opção está incorreta:

a) O legislador foi preciso na redação do no parágrafo 1º ao usar a palavra "salário".

b) O legislador foi confuso no parágrafo 2º, em que são citados os itens de benefícios e no qual é dito que eles não integram a remuneração, pois podemos entender que tais itens são espécies do gênero "remuneração".

c) O salário é a retribuição em dinheiro que o empregado recebe em função do cargo que exerce e dos serviços que entrega em determinado período (diário, semanal, quinzenal e mensal, o que ocorre mais comumente).

d) O artigo 457 ajuda a entender que o salário faz parte da remuneração e que ele é uma parte integrante da remuneração, sendo ainda comum dizer que ela é o gênero e ele, a espécie desse gênero.

e) Outros textos jurídicos e a jurisprudência esclarecem e reforçam que a remuneração é o gênero e o salário, a espécie desse gênero.

💡 1 Resposta

User badge image

Sandra Silva

A resposta correta é: O legislador foi preciso na redação do no parágrafo 1º ao usar a palavra "salário".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais