Buscar

MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR atv3

Com os conteúdos estudados, fica claro a importância do uso do CNC nas empresas e a necessidade de instruções de programação para realizar suas atividades junto a um bom planejamento. Dessa forma, a partir dessas informações e da figura a seguir, escreva e fundamente, em no mínimo 20 linhas, sobre o planejamento, a programação e a alimentação da matéria-prima. Além disso, disserte sobre a fixação da peça pré-usinada na máquina, do início da usinagem, da retirada de peças e transporte delas.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

A prática das empresas da realização da gestão de materiais tem como objetivo melhorar o investimento feito nos estoques. Isso ocorre porque os custos que a empresa tem para executar todas as suas funções correspondem ao valor do capital que é direcionado às suas mercadorias e produtos, que, por sua vez, estão expostos aos riscos da deterioração e vencimento.

Assim, as formas de planejamento e de controle dos materiais são muito importantes, já que, dessa forma, será  possível obter o máximo de retorno financeiro sobre o valor do capital que foi usado para o investimento.

A gestão de matéria-prima é formada por várias fases, entre elas, a de compras, uma das mais importantes. Isso porque o que acontece nessa etapa vai definir grande parte dos rumos do negócio, ou seja, o lucro ou prejuízo vão ser definidos nesse momento, quando a compra da mercadoria é feita.

Dessa maneira, se a compra foi bem realizada e bem-sucedida, haverá um custo menor e economia, que terá consequências positivas no cálculo do preço de venda da mercadoria final, além de demandar mais ou menos investimentos no trabalho e na organização dos produtos.

Todo esse processo foi otimizado com o surgimento de tecnologias inovadoras. Por meio dos recursos computacionais, tornou-se possível a integração dos diversos setores de uma empresa, tais como das suas operações e informações do estoque ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Isso ajudou a diminuir a quantidade de itens armazenados e dos custos necessários para esse fim.

A falta de materiais interfere direta e imediatamente na produção. Isso pode levar à escassez de itens e à perda de clientes e vendas. Já o armazenamento de grande quantidade de produtos pode gerar prejuízos e o vencimento da  validade de muitos deles. Diante desse quadro, a melhor maneira de evitar ambos os extremos é manter a moderação.

É certo que as empresas necessitam de um nível de estoque que esteja disponível para que, assim, consigam atender às demandas dos consumidores, principalmente, devido à grande rotatividade dos pedidos. Desse modo, pode haver estoques com quantidades menores e que tenham um giro maior e, ao mesmo tempo, pode haver mais  negócios feitos com o mesmo volume de produtos armazenados no estoque.

Por isso, a gestão e o controle do estoque de matéria-prima são muito importantes para contribuir para que a empresa tenha maior lucratividade e ganhe mais vantagem competitiva. Por outro lado, manter o estoque elevado reduz o fluxo de caixa da empresa e aumenta as perdas.

O transporte é uma etapa essencial quando nos referimos à gestão de estoque e de matéria-prima. Desde as primeiras etapas, como a agricultura, até a indústria, é importante tomar cuidado com o índice de desperdício de material que pode acontecer por causa do transporte realizado de forma incorreta.

Para isso, é importante investir em transporte próprio e especialmente pensado para carregar produtos cuidadosos e frágeis, por exemplo. Além disso, os cuidados com armazenamento que permitem que o material chegue inteiro e  em boas condições também é essencial para que ele seja bem aproveitado em toda a sua linha de produção.


6
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais