Buscar

Teorias da Administração Pública

O Brasil, como grande parte da humanidade, está submetido às ameaças da pandemia do coronavírus. Trata-se de uma crise sanitária complexa, que a todos se impôs.

Aos governos —que deveriam representar os interesses das pessoas— impõe tomar decisões e implementar medidas voltadas à proteção da vida e do bem-estar da comunidade. Não são decisões fáceis.

É neste ponto que o Brasil vive uma segunda crise, que lhe é própria. Uma crise que dificulta em muito o enfrentamento daquela provocada pelo coronavírus.

Trata-se de uma crise de governo, que afeta a própria capacidade de coordenação dos diversos setores da sociedade, a tomada de decisões, bem como a implementação de ações com o objetivo de promover o bem comum.

VIEIRA, O.V. Dupla Crise Brasileira. Folha de São Paulo. 28 mar 2020.

Qual a denominação dada às condições de exercício da autoridade pelas instituições políticas em um dado governo tendo como referência as relações entre os poderes políticos e o sistema partidário.

💡 1 Resposta

User badge image

Mari

A denominação dada às condições de exercício da autoridade pelas instituições políticas em um dado governo tendo como referência as relações entre os poderes políticos e o sistema partidário é a governabilidade. A governabilidade é essencial para que as decisões políticas sejam tomadas de forma efetiva e para que as ações governamentais sejam implementadas em benefício da sociedade. Quando há uma crise de governabilidade, como descrita no texto, isso pode dificultar o enfrentamento de crises sanitárias e outras questões importantes para a população.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais