Buscar

TELECOMUNICAÇÕES E REDES DIGITAIS Atividade 1

Leia o excerto a seguir.


“A convergência total de redes de telecomunicações (i.e. a integração de serviços de dados, voz e vídeo) se baseia na tecnologia das plataformas NGN (Next Generation Networks ou Redes de Nova Geração, em português). Nelas, todas as informações transportadas utilizam uma única estrutura de backbone e apenas um protocolo básico para transmitir as informações na rede. Contudo, até que todos os serviços sejam convergidos, haverá uma característica híbrida na forma de transportar as informações, que, ao final, deverá ser apenas em modo de pacotes”.


SILVA, L. P. C. et al. Redes Convergentes. Porto Alegre: SAGAH, 2020. p. 26.


Com base nos estudos realizados nesta unidade, você pôde verificar que as técnicas de comutação para prover o correto encaminhamento das informações desde a origem até o seu destinatário podem ser realizadas por meio da comutação de circuitos, muito utilizada para serviços de voz em redes de telecomunicações, e da comutação de pacotes, presente nas redes de computadores para transmissão de dados digitais.


As redes convergentes visam utilizar um mesmo sistema de transmissão para diferentes tipos de aplicações, como voz, vídeo e dados, convergindo para a tecnologia baseada em pacotes. É importante entender como a comutação de dados é feita antes da entrada dessa convergência, a fim de compreender os requisitos necessários para cada aplicação. Tendo em vista que cada técnica de comutação apresenta características funcionais distintas, descreva como o serviço de voz é transmitido por meio da técnica de comutação de circuitos em uma rede de telefonia fixa e como dados são encaminhados pela comutação de pacotes, explanando sobre o processo realizado pelos elementos de comutação para a transmissão dessas informações e sobre as vantagens e desvantagens de cada técnica. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A comutação de circuitos é uma técnica utilizada na transmissão de voz em redes de telefonia fixa. Nesse método, é estabelecido um caminho dedicado entre o emissor e o receptor durante toda a chamada. Os elementos de comutação estabelecem uma conexão física entre os pontos de origem e destino, reservando recursos exclusivos para a transmissão da voz. Isso garante uma qualidade de serviço constante, sem interrupções ou atrasos significativos. Já a comutação de pacotes é utilizada na transmissão de dados digitais em redes de computadores. Nesse caso, os dados são divididos em pacotes e enviados separadamente pela rede. Cada pacote pode seguir caminhos diferentes e ser reagrupado no destino. Os elementos de comutação analisam o endereço de destino de cada pacote e encaminham-no para o próximo nó da rede. Essa técnica é mais eficiente para transmitir grandes volumes de dados, pois permite o compartilhamento de recursos da rede. As vantagens da comutação de circuitos são a garantia de qualidade de serviço para a transmissão de voz, baixa latência e ausência de perda de pacotes. No entanto, essa técnica é menos eficiente para a transmissão de dados, pois os recursos são reservados mesmo quando não estão sendo utilizados. Já as vantagens da comutação de pacotes são a eficiência no uso dos recursos da rede, a capacidade de transmitir diferentes tipos de dados e a flexibilidade para lidar com congestionamentos. No entanto, pode haver atrasos e perda de pacotes, o que pode afetar a qualidade de serviços sensíveis ao tempo, como a transmissão de voz em tempo real. É importante ressaltar que, com a convergência das redes, a tendência é utilizar a comutação de pacotes como base para a transmissão de voz, vídeo e dados, devido à sua maior eficiência e flexibilidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais