Buscar

trabalho e sociabilidade

Para Antunes (2018), o capitalismo atual apresenta um processo multiforme, no qual informalidade, precarização, materialidade e imaterialidade se tornaram mecanismos vitais, tanto para a preservação quanto para a ampliação da lei do valor. A enorme expansão do setor de serviços e dos denominados trabalhos imateriais que se subordinam à forma-mercadoria confirma essa hipótese, dado seu papel de destaque no capitalismo contemporâneo.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

Diante do debate de Antunes, os assistentes sociais também têm vivenciado as problemáticas da crise do mundo do trabalho. Avalie as afirmativas que refletem as relações de trabalho desse profissional na contemporaneidade.

 

I. A atuação de assistentes sociais em diferentes espaços de atuação não é impactada pelas consequências da reforma trabalhista, já que a maioria atua nas políticas sociais.

II. Os assistentes sociais se deparam com usuários subempregados com baixos salários; trabalho informal sem garantia de quaisquer direitos; desempregados sem condições de realocação; trabalhadores superexplorados com condições de trabalho desumanas.

III. Os assistentes sociais, felizmente, não integram a classe trabalhadora, por serem definidos como profissionais liberais.

IV. Os assistentes sociais estão vivenciando situação de subcontratos, por tempo determinado ou tarefa, tendo, inclusive, que se submeterem a salários inferiores à de outras profissões com curso superior.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais