Buscar

Quais são as diferenças entre a Pedagogia tradicional e a moderna?

💡 5 Respostas

User badge image

JULIANA BORGES

Tradicional: crianças robotizadas
Moderna: atividades lúdicas
Curte pfv
2
Dislike0
User badge image

Jofa silva

Pedagogia tradicional

Elaborada no século XIX, é uma tendência liberal que considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento. Basicamente, no modelo que mais vemos em que eles falam enquanto os estudantes recebem os conteúdos com uma participação ou outra quanto tem dúvidas.

O método também é marcado por um ensino baseado em conhecimentos determinados pela sociedade e organizados pela legislação, desconsiderando a experiência e a realidade do aluno. Nesse contexto, a memorização e as avaliações formam o processo educativo, funcionando como meios para medir o nível e a qualidade do saber aprendido na escola.

Pedagogia moderna

Por outro lado, a Pedagogia moderna tende a ser mais personalizada e voltada para o ritmo de cada estudante. O princípio fundamental das instituições nesse modelo é, justamente, dar liberdade e autonomia, fazendo com que o aluno atue como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.

Isso quer dizer que a proposta pedagógica moderna é um instrumento que prevê maior incentivo à subjetividade, ao pensamento crítico e, principalmente, às diferentes formas de educação. A ideia é que a pessoa aprenda desde a sua experimentação com o mundo e com a comunidade ao redor, exercendo uma observação prática e precisa da sua realidade.

1
Dislike0
User badge image

Gaby

Métodos de ensino: Enquanto na escola tradicional é focada a repetição e o ensino de assuntos históricos, na escola moderna dão prioridade a qualidade de ensino, explicando o motivo daquilo estar certo. Os assuntos históricos são focados para um contexto mais atual e que se encaixa com o cotidiano do aluno.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais