Buscar

O que deve conter em um orçamento empresarial?

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Gomes

1 – Analise o caixa da empresa
O primeiro passo para criar orçamento de uma empresa consiste em realizar uma análise crítica da situação financeira da corporação. Nesse diagnóstico, indique as finanças nos últimos 2 anos a fim de compreender a oscilação do caixa.

Busque identificar como o comportamento do lucro varia conforme os meses e variações externas ao funcionamento da instituição, como inflação, feriados ou alternância de políticas públicas voltadas para o setor em que seu negócio atua.

Considere informações como:

Média de vendas dos anos anteriores;
Média dos lucros avançados;
Média dos gastos com tributos,
Sazonalidade nos serviços.
2 – Defina os objetivos da empresa
Onde você deseja chegar? Nesse momento, é importante estabelecer os objetivos da empresa e definir desde as pequenas até as grandes metas. Após isso, ficará muito mais fácil transmitir o plano de negócio para as lideranças e times envolvidos.

3 – Liste os custos
Agora que você já tem em mãos os dados objetivos sobre lucro bruto e os planos futuros, é necessário estruturá-los em uma planilha de custos. Comece pelos custos fixos, que são os que não variam ao longo do mês, por exemplo: aluguel, internet, telefone, salários, contabilidade, tributos e seguros.

Em outra coluna, preencha com custos variáveis, isto é, valores que se alteram conforme a quantidade de serviços prestados ou imprevistos. São exemplos: conta de água e energia elétrica, aquisição de novos materiais e equipamentos, gastos com marketing, participação em eventos e despesas de deslocamento.

4 – Faça uma projeção
Nesta etapa, seu orçamento empresarial está quase todo estruturado. No entanto, ainda falta a parte do planejamento do negócio. Fazer uma projeção significa estimar a entrada e a saída do caixa nos próximos meses.

Aproveite para incluir a provisão do capital de giro e os novos investimentos. Também crie um cronograma para o cumprimento de cada uma das metas estabelecidas.

5 – Mensure os resultados
Acompanhar os resultados é fundamental para monitorar o desempenho do planejamento e orçamento empresarial. Dessa forma, torna-se mais fácil prever problemas, antever prejuízos e se preparar para fases de instabilidade econômica.

Defina KPIs estratégicos frente à competitividade do mercado, como:

Percentual dos gastos sobre o faturamento;
Percentual de crescimento das vendas;
Valor dos custos não previstos X o faturamento,
Retorno sobre os Investimentos (ROI).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais