Buscar

EXPLIQUE O REGIME DE FAMILIARES EXISTENTES NO BRASIL COLÔNIA E AS CONSEQUENCIAS JURÍDICAS ADVINDAS

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda j s lemos

Regime de existentes no Brasil colônia
1
Dislike0
User badge image

Thalita Brandão

O direito e a política estavam unidos no Brasil Colônia, sendo que para se ter um cargo jurídico deveria se ter uma boa reputação social e certo poder politico, se tinha uma organização judiciaria inquisitorial, ou seja, não se era possível apresentar defesa, o advogado tinha como sua principal função de convencer o réu confessar e os recursos apesar de existirem eram raros e extremamente complexos. Era comum a pratica de Nepotismo, não conhecido por esse termo, onde se tinha pessoas influentes que colocavam seus parentes em cargos de confiança, ou a venda destes cargos após a aposentadoria.

O sistema de familiares se consistia em pessoas leigas que, investigavam, prendiam e transportavam, acusados de heresia, não podiam agir por conta própria, porem detinham o poder de acusar, ganhavam por este trabalho valores esporádicos logo exerciam outras funções para sua subsistência, e em sua maioria eram comerciantes dos grandes centros da colônia que vinham perdendo espaço para os comerciantes cristões- novos. Deveriam ser pessoas de boa reputação, que possuíssem alto poder econômico, e a comprovação do seu ``sangue puro´´.

Os Familiares faziam da carreira de jurista como um canal de ascensão social. A imparcialidade e neutralidade jurídica não passavam de mitos, subjugadas pela troca de favores e trafico de influencias. O uso do falso acusamento de heresia por parte dos familiares, era algo corriqueiro, pois muitas das vezes imbuídos de sentimentos pessoais fizera com que as acusações de heresia caíssem contra seus maiores rivais, com processos abertos de oficio onde que julgavam eram os próprios familiares , seguidas das apropriações dos bens dos acusados. A consequência disso é que se confunde, até hoje, o âmbito publico com o privado, os interesses particulares com os interesses gerais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais