Buscar

Por que o CP IV é o mais utilizado em barragens?

💡 3 Respostas

User badge image

Antonio Neto

O motivo do CP IV (Cimento Portland Pozolânico) ser bastante requisitado para obras como as barragens se dá pela presença de uma alta porcentagem de material pozolânico em sua composição (15-50%).

6
Dislike0
User badge image

Noberto Oliveira

A pozolana, material rico em sílica amorfa, confere ao cimento uma redução satisfatória do seu nível de permeabilidade convencional e, consequentemente, promove um aumento da durabilidade para o mesmo.

6
Dislike0
User badge image

Antonio Noberto

Quando a pozolana é adicionada a composição do CP o calor de hidratação da mistura de concreto utilizada nas barragens é reduzido. O calor de hidratação fornecido na mistura do concreto é uma reação provocada pelo clínquer, a partir da mistura da água e cimento, e desse processo quando o cimento é hidratado surge a cal e os géis de silicato. Com o material pozolânico presente a cal continuará reagindo e formará o cimento duro, sem gerar o calor de hidratação.

5
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes