Buscar

como posso explicar de maneira simples o que e controle de compartimentação metabolica

💡 3 Respostas

User badge image

Lu Fujino

 

http://www.academia.edu/28531899/Compartimenta%C3%A7%C3%A3o_de_Vias_Metab%C3%B3licas

Achei este artigo que fala sobre a compartimentação das vias metabólicas.

Creio que nele tem essa resposta.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Todas as reações que ocorrem em células acontecem em certo espaço - compartimento , que se separa de outros compartimentos por meio de membranas semipermeáveis . Eles ajudam a separar até mesmo ambientes quimicamente bastante heterogêneos e assim otimizar o curso das reações químicas.

As enzimas que catalisam as reações individuais têm frequentemente diferentes temperaturas e pH ótimos e, se houvesse apenas um compartimento celular, uma parte das enzimas provavelmente não funcionaria ou as reações catalisadas não seriam suficientemente eficientes. Ao dividir o espaço celular, são criadas condições ótimas para reações individuais catalisadas enzimaticamente.

Ao mesmo tempo, as células também se protegem contra a atividade de enzimas líticas . Por exemplo, selar a digestão celular nos lisossomas evita uma auto-digestão indesejada de outras organelas dentro da célula. Um processo comum que acompanha o rompimento de alguns dos compartimentos (como o derramamento do conteúdo de lisossomos ou mitocôndrias) é a necrose ou a ativação da apoptose (o processo de morte celular programada).

A compartimentalização também afeta a regulação das vias metabólicas , tornando-as mais precisas e direcionadas e interferindo menos umas com as outras. Por vezes, é possível regular o curso da reação, no ponto de entrada de especial substrato para o compartimento (o transporte através da membrana, muitas vezes mediada por mecanismos de transporte).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais