Buscar

PROVA PRESENCIAL - 1º CHAMADA - HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE - A QUESTÃO 1

"As comidas brasileiras sofreram também forte influência das diversas matrizes culturais que formaram o nosso povo. Por exemplo: utilizamos o milho e a mandioca, alimentos muito usados pelos índios, como parte da nossa dieta, ingeridos in natura ou em forma de farinha, em bolos e pães. O mesmo pode ser dito da comida portuguesa, que deixou seus traços no uso intensivo de ovos, nos grandes cozidos, como a feijoada e a dobradinha, e nos peixes saborosos que tanto gostamos de ingerir." (Cizoto, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Cizoto, Carla Regina Mota Afonso Diégues, Rosângela de Oliveira Pinto. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. P. 202). Acima temos uma passagem tratando da sociedade brasileira. Considere as afirmações abaixo sobre a formação do povo brasileiro.

I – O povo brasileiro é caracterizado pela alegria e pela harmonia racial, nossa formação histórica gerou uma sociedade mestiça, sendo difícil reconhecer quem é negro ou branco no país, por isso não temos racismo no país.

II – O racismo em relação aos negros foi superado em nossa sociedade desde o fim da escravidão, bem como criamos uma sociedade que respeita a diversidade indígena e luta pela garantia de seus direitos.

III – Tanto índios quanto negros sofrem uma série de preconceitos em nosso país, isso se deve à permanência de uma ideologia que coloca o branco europeu como mais avançado que os outros povos que compõe a nossa sociedade.

Assinale a alternativa correta:

A) Estão corretas somente as afirmações I e III.

B) Estão corretas somente as afirmações II e III.

C) Estão corretas somente as afirmações I e II.

D) Está correta somente a afirmação III.

E) Está correta somente a afirmação II.

💡 4 Respostas

User badge image

Naihanie Figueiredo

D) Está correta somente a afirmação III.

1
Dislike0
User badge image

Keyti Pereira

No Brainly deve ter a redposta
0
Dislike0
User badge image

Luisa Meireles

No Brainly deve ter a redposta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais