Buscar

Caso sobre Distribuição da doença por tempo, lugar e pessoa. Desafio dado:

De acordo com Palmeira (2000), a Epidemiologia estuda o processo saúde-doença em populações humanas com o objetivo de prevenção e controle. Cabe a essa área da ciência encontrar respostas para as seguintes questões:

1) Como a doença se distribui segundo as características das pessoas, dos lugares em que elas habitam e da época considerada?

2) Que fatores determinam a ocorrência da doença e sua distribuição na população?

3) Que medidas devem ser tomadas a fim de prevenir e controlar a doença? Como devem ser conduzidas?

4) Qual o impacto das ações de prevenção e controle sobre a distribuição da doença?

Nesse cenário, o conhecimento do processo saúde-doença e do objetivo de prevenção e controle completa a caracterização da Epidemiologia. Para prevenir e controlar a doença é necessário conhecer tanto quanto possível os elementos que participam do processo de adoecimento e os fatores que determinam a proliferação da doença através do tempo, lugar e das pessoas.

Um estudo foi realizado na década de 70 entre homens de ascendência japonesa. O objetivo foi investigar a influência de fatores não-genéticos na epidemiologia de doenças coronarianas.

Responda considerando o caso descrito:

1. Qual o principal determinante na distribuição do gradiente de ocorrência de doenças coronarianas nos 3 grupos de indivíduos avaliados?

2. Quais fatores não-genéticos podem estar corroborando com o estímulo ao desenvolvimento das doenças coronarianas nesses grupos?

3. Como profissional de saúde, qual planejamento e ações em saúde você indicaria para os ascendentes japoneses que moram na Califórnia?

💡 3 Respostas

User badge image

Leonardo Jose

Considerando a ascendência japonesa nos 3 grupos estudados, verifica-se que o principal determinante no referido estudo é o local, ou seja, os indivíduos que habitam no Havaí e na Califórnia possuem menor adesão à cultura e dieta tradicional japonesa.

A interação entre vários fatores culturais e de natureza diversa, em especial a dieta, fumo, e sedentarismo, sob condições que se modificam segundo o lugar explicam o estímulo ao desenvolvimento das doenças coronarianas nos diferentes grupos.

Considerando que a diferença na incidência de doenças coronarianas foi maior nos ascendentes japoneses mais ocidentalizados, sugere-se que seja estabelecido um planejamento e ações que visem a melhoria dos hábitos alimentares, a diminuição de peso, aumento de atividades físicas e cessar tabagismo.


2
Dislike0
User badge image

Torres

1-     Os Os principais determinantes são o tempo, o lugar e a pessoa. A distribuição de acordo com esses fatores pode fornecer indícios fortes da causa e do controle da doença, bem como da necessidade de serviços de saúde. No exemplo destacado a principal determinante é o lugar, visto que na califórnia a uma taxa de incidência maior.

1
Dislike1
User badge image

Torres

QASadxdCXqcdec

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais