Buscar

Defina fermentação quanto ao seu papel biológico

💡 4 Respostas

User badge image

Isaias Barguim

A fermentação é um processo de liberação de energia sem a participação de gás oxigênio.A fermentação ocorre no citosol da célula, como exemplo a glicose, onde a molécula de glicose é degradada em duas moléculas de ácido pirúvico e pode-se dar em três tipos: Fermentação alcoólica, fermentação lática e fermentação acética.

Fermentação Alcoólica: o ácido pirúvico libera gás carbônico formando um composto de 2 carbonos, onde sofre redução pelo NADH², originando o álcool etílico. Essa fermentação é realizada por duas bactérias principais que são fungos e leveduras. Entre as leveduras em especial uma transforma os açúcares presentes na uva em vinho e no malte a cerveja. A glicose dissolvida no mosto (suco da fruta com açúcar) entra por difusão nas células das leveduras e no citosol iniciando a fermentação. O mosto muda de sabor devido a liberação do álcool e o gás carbônico formado se dissolve e o excesso sai em forma de bolhas. Depois de um tempo o álcool fica elevado e acaba intoxicando as leveduras que acabam morrendo. Se no ambiente ode estiver as leveduras tiver oxigênio, elas respirarão aerobicamente degradando a glicose em gás carbônico e água extraindo delas toda energia. Da mesma forma é a fabricação de pão, onde os ingredientes são homeneamente misturados e com o descanso da massa de pão ocorre a fermentação, onde a massa adquire volume. O gás carbônico fica armazenado no interior da massa e em pequenas bolhas, que quando em contato com a água iniciam o processo de crescimento presas dentro da massa e levado ao forno, a temperatura alta continuará ativando o processo de crescimento das bolhas de gás carbônico presas na massa do pão, fazendo o pão adquirir aquela forma repleta de "furinhos".

Fermentação Acética: Tem o mesmo processo inicial da fermentação alcoólica, mas anaeróbio, onde após a fermentação alcoólica os níveis de álcool são ajustados e junto adicionados acetobactérias, que transformam o álcool em ácido acético ( agora o álcool é o reagente e não a glicose). Serve para a produção de vinagres. No porocessso natural, as acetobactérias entram em contato com o vinho em garrafas abertas pelo oxigênio, e misturam-se ao vinho fazendo-os azedar.

Fermentação Lática: Processo anaeróbio de obtenção de energia realizado por organismos como bactérias, protozoários, fungos e tecidos em geral. Os lactobacilos são bactérias que transformam o leite em coalhada. O açúcar do leite, lactose, é degradada por ação enzimática que ocorre fora das células bacterianas em glicose e galactose, onde depois essas substâncias entram nas células e ocorre a fermentação.

 

2
Dislike0
User badge image

Marcel Merlo Mendes

Alguns seres vivos obtêm energia por meio da oxidação incompleta da glicose sem usar oxigênio.

Nesse processo, chamado de fermentação, a quebra da glicose termina na glicólise, com a produção de apenas dois ATPs.

A fermentação é o único processo de liberação de energia em certas bactérias. Elas podem ser anaeróbios estritas ou obrigatórias / anaeróbios facultativos.

Fermentação láctica e alcoólica – Na fermentação, os hidrogênios retirados da glicose não são levados para o oxigênio. Em algumas bactérias, como os lactobacilos, utilizados na produção de coalhadas e iogurtes, denominada fermentação láctica (ácido láctico).

No levedo de cerveja (Saccharomyces cerevisiae), a fermentação produz álcool (fermentação alcoólica) e, por isso, é utilizada na produção de bebidas alcoólicas. O fungo é utilizado também como fermento para fazer a massa de pão crescer, por meio da produção de gás carbônico.

Fermentação láctica no músculo – Durante um esforço muscular muito rápido ou intenso, o oxigênio que chega ao músculo não é suficiente para obtenção de toda energia necessária. Para compensar essa falta, as células musculares realizam fermentação láctica e acumula – se ácido láctico no músculo, o que produz dor e fadiga.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A fermentação é um processo metabólico que produz alterações químicas em substratos orgânicos através da ação de enzimas . Na bioquímica , ela é estritamente definida como a extração de energia de carboidratos na ausência de oxigênio. No contexto da produção de alimentos , pode referir-se mais amplamente a qualquer processo no qual a atividade de microorganismos provoca uma mudança desejável em um alimento ou bebida.

Em microorganismos, a fermentação é o principal meio de produção de ATP pela degradação de nutrientes orgânicos anaerobicamente. Os humanos usaram a fermentação para produzir alimentos e bebidas desde a era neolítica.

Por exemplo, a fermentação é usada para preservação em um processo que produz ácido lático encontrado em tais alimentos ácidos como pepinos em conserva , kimchi e iogurte , bem como para a produção de bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja . A fermentação ocorre dentro dos tratos gastrointestinais de todos os animais, incluindo humanos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais