Buscar

Por que não podemos usar apenas lipídeos como substrato para a geração de ATP?

 Algumas dietas para perda de peso permitem a ingestão de queijos e carnes gordurosos, mas não de carboidratos (pão, massas).

💡 1 Resposta

User badge image

Marcel Merlo Mendes

As funções vitais dependem de energia para sua realização, sem energia não há como existir vida.

O ramo da bioquímica que estuda a energia é chamado “Bioenergética”. Esse ramo estua como a energia é obtida e como é utilizada pelas células na manutenção da vida.

A bioenergética está relacionada ao assunto que já estudamos ( biomoléculas ), uma vez que carboidratos, proteínas e lipídios são moléculas utilizáveis como fonte de energia pelas células.

Várias são as fontes de energia, dentre elas se destacam, nas células o ATP, os carboidratos e os lipídios, elas são degradadas pelas enzimas em reações denominadas vias ou rotas metabólicas.

Quando se fala em mecanismos intracelulares, a palavra respiração é empregada em todo processo de síntese de ATP que envolve a cadeia respiratória.

Pode – se considerar a respiração como um processo realizado em cinco mecanismos bioquímicos integrados: glicólise, formação e acetil-CoA, ciclo de Krebs, cadeia respiratória e fosforilação oxidativa.

Todas essas vias ou rotas metabólicas utilizam o carboidrato como substância principal para realização da síntese de ATP, eles são digeridos, quebrados, absorvidos com maior facilidade e rapidez, cabendo aos lipídios apenas ser uma segunda opção, caso o corpo não consiga obter alimento (carboidrato), irá recorrer a sua reserva energética (glicogênio) e posteriormente aos lipídios.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais