Buscar

Qual o significado etimológico das palavras, Moral,Ética e Deontologia?

💡 2 Respostas

User badge image

Graziele Aragão

 

Moral” tem sua origem no latim MORALIS, e significa, mais ou menos o que a palavra atual representa “comportamento adequado de alguém em uma sociedade” e literalmente pode ser traduzido como “relativo ao comportamento”. E derivado de MOS, que significa “modo de agir, costumes”. É uma tentativa da antiga Roma de traduzir a palavra grega ETHIKA.

 

“Ética” tem origem na Grécia, e vem da palavra grega ETHIKOS, que significa “Aquilo que pertence ao bom costume” ou sendo mais direto, aquilo que pertence ao ETHOS. Essa última palavra, por sua vez, significa “bom costume” ou “portador de caráter”. Estava ligada aos costumes e os modos da época da Grécia antiga.

"Deontologia"

 Feita em 1826, a partir do Grego DEON, “dever, obrigação”, mais LOGIA, “tratado, discurso”.

 Do Latim MORALIS, “comportamento adequado de uma pessoa em sociedade”, literalmente “relativo às maneiras, ao comportamento”, de MOS, “costumes, maneiras, modo de agir”.

 

 

5
Dislike0
User badge image

Pedro Borges

Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais