Buscar

A concepção junguiana de ego

A concepção junguiana de ego difere da estipulada por seu antecedente mentor, Sigmund Freud. A partir disso, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta acerca do que significa o ego para Carl Gustav Jung:

I. É o símbolo da ordem, somando tudo o que fomos e já somos e compondo a nossa autorrealização. É a totalidade do psiquismo em si.

II. É a organização consciente da mente que se compõe por recordações, sentimentos e pensamentos.

III. Fornece identidade de continuidade em vista da seleção e eliminação do material psíquico. É considerado um filtro, pois torna a maioria das experiências não-conscientes.

IV. É a manifestação instintiva e emocional, mostrando o que o indivíduo "parece" ser em detrimento ao que ele realmente ¿é¿.

V. É a característica ideal que temos em nosso psiquismo, nossas ambições e vontades. Não se diferencia em masculino e feminino, tal como seus referenciais anima e animus.

💡 1 Resposta

User badge image

carmempaes

As corretas são: II e III.

O EGO SEGUNDO JUNG:

É denominado de ego a organização da mente consciente composta de percepções conscientes, recordações, pensamentos e sentimentos. O ego é seletivo e filtra as experiências que temos: a maioria não se torna consciente.O ego fornece identidade de continuidade em vista de seleção e de eliminação do material psíquico. Nesse sentido, a individuação e o ego estão intimamente interligados. Fora isso, pelo caráter seletivo do ego, lembranças e percepções que provoquem angústia estão sujeitas a não se tornar conscientes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais