Buscar

Defina Hiperplasia e cite exemplos.

💡 3 Respostas

User badge image

Karolaine Vitória

A hiperplasia corresponde a um aumento do número de células em um órgão ou tecido, podendo resultar na formação de uma neoplasia benigna ou ainda no aumento do tamanho desse órgão. Em outros casos, a hiperplasia pode ser vista apenas no microscópio.

A hiperplasia pode ser fisiológica ou patológica. Em ambas as situações, a proliferação celular é estimulada por fatores de crescimento que são produzidos por vários tipos celulares.

A hiperplasia fisiológica pode ser de 2 tipos:

1- Hormonal: exemplificada pela proliferação do epitélio glandular da mama feminina na puberdade e durante a gravidez.

2- Compensatória: na qual cresce tecido residual após a remoção ou perda da porção de um órgão. Por exemplo, quando o fígado é parcialmente removido, a atividade mitótica das células restantes inicia-se 12 horas depois, restaurando o fígado ao seu peso normal.

Já a Hiperplasia patológica é causada, na maioria das vezes, por estimulação excessiva hormonal ou por fatores do crescimento. Como, por exemplo, na hiperplasia endometrial pela ação do estrogênio.

0
Dislike0
User badge image

Karina Lobo

A hiperplasia corresponde ao aumento do número de células
0
Dislike0
User badge image

Thamires S

é o aumento do numero de células por aumento da taxa de replicação. Pode ser fisiológico no caso de mecanismos secundários a estímulos hormonais ou na cicatrização; Ou patológicos quando há hiperplasia na próstata causada por produção alterada da testosterona e outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais