Buscar

Diferencie o Estabelecimento Empresarial do patrimônio do empresário, e ainda do patrimônio dos sócios?

💡 1 Resposta

User badge image

João Henrique

Prezado Guilherme Gabryell, boa noite.

Estabelecimento é o conjunto de bens corpóreos e incorpóreos organizados para exercício da empresa. Uma palavra central no conceito de estabelecimento é "organização". Muito além de simples bens que compõe o patrimônio da empresa, os bens do estabelecimento são organizados de forma a agregar um valor adicional a estes bens, de forma a viabilizar e rentabilizar a atividade empresária.

Por exemplo, uma academia de renome vai abrir uma filial em determinada cidade. Ela organiza as esteiras, bicicletas, equipamentos de musculação, marca na fachada, tudo isso de forma atrativa, que chame a atenção do público. Essa filial passará a constituir um estabelecimento e como tal vai gerar lucros (Aviamento) e clientela.

Em um contrato de venda desse estabelecimento vai junto a capacidade de gerar lucros e a clientela local, por isso a disposição legal sobre a não concorrência.

Dado o conceito de estabelecimento fica fácil distinguir do conceito de patrimônio do empresário. Pode ser que a academia venda um caminhão, que apesar de ser bem da empresa não está agregando valor ao estabelecimento, e isso será uma simples venda, não trespasse.

Patrimônio pessoal do sócio é o patrimônio que não é utilizado na atividade empresária, como a casa, carro pessoal, roupas, dinheiro em contas pessoais decorrentes de pró-labore ou outras fontes, dentre outros. Caso a sociedade seja de responsabilidade limitada os bens do sócio não serão atingidos para o pagamento de dívidas, somente o patrimônio da empresa, exceto em caso de desconsideração da personalidade jurídica. Caso a responsabilidade seja ilimitada o patrimônio do sócio somente será executado após executar todo o patrimônio afetado à atividade empresária.

Espero ser esclarecido


at.te


João Henrique

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais