Buscar

Me ajudem nessa questão!

Leia o texto a seguir: “Dos primeiros dias após a concepção até a morte, a batida não para. Na verdade, durante toda a vida de uma pessoa, o coração se contrai cerca de três milhões de vezes, não parando nunca, exceto por uma fração de segundos para se encher entre os batimentos. Cerca de três semanas após a concepção, o coração do embrião em desenvolvimento começa a funcionar. É o primeiro órgão a se tornar funcional. Naquele momento, o embrião humano tem poucos milímetros, o tamanho de uma letra maiúscula desta página”.

Sherwood. Fisiologia Humana. 7 ed. Ed. Cengage. 2011.

O texto ressalta a importância do coração, um órgão que nunca entra em fadiga, apesar de ser um músculo, e garante a sobrevivência do ser humano. Mostre que você conhece este órgão escolhendo abaixo a afirmativa correta sobre a anátomo-fisiologia deste órgão.

a)O coração direito, as artérias, capilares e veias pulmonares são coletivamente chamada de circulação sistêmica.

b)O coração não entra em fadiga, pois apresenta uma quantidade menor de mitocôndrias quando comparado ao músculo esquelético.

c)O mecanismo de Frank-Starling é um conceito fundamental na fisiologia cardíaca, que é a capacidade do coração de se adaptar as variações do volume sanguíneo modificando sua contratilidade. Assim, quando entra mais sangue(maior retorno venoso) diminui a força de contração e a quantidade se sangue bombeada para a aorta e quando entra menos sangue (menor pre-carga), aumenta o débito cardíaco deste coração.

d)Cada lado do coração tem duas câmaras ,um átrio e um ventrículo, conectados por valvas unidirecionais chamadas de valvas AV (atrioventriculares). Pelo lado esquerdo do coração passa o sangue arterial, enquanto pelo lado direito o sangue venoso.

e)O músculo cardíaco difere do músculo esquelético por apresentar um transportador de cálcio para o meio intracelular, funcionando como um gatilho no processo de contração.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados