Buscar

6) O existencialismo é um humanismo...

6) Sartre no texto "O existencialismo é um humanismo" deixa claro que o primeiro princípio do existencialismo é que o homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo. Ao mesmo tempo ele responde a algumas das críticas feitas ao existencialismo. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marcando a única que não traduz o pensamento do autor sobre o existencialismo.


Que cada homem é responsável - responde por - seus atos. Portanto, cada um responde por seus atos em sua subjetividade, não é possível envolver em seu ato a humanidade inteira.

O existencialismo não aprisiona o homem em sua subjetividade individual. [...] Como ponto de partida, não pode existir outra verdade senão esta: penso, logo existo; é a verdade absoluta de consciência que apreende a si mesma.

O existencialismo não é uma descrição pessimista do homem: não existe doutrina mais otimista, visto que o destino do homem está em suas próprias mãos.

O existencialismo não pode ser considerado como uma filosofia do quietismo, já que define o homem pela ação.

O existencialismo não é uma tentativa para desencorajar o homem de agir: o existencialismo diz-lhe que a única esperança está em sua ação e que só o ato permite ao homem viver.


💡 2 Respostas

User badge image

Wanderley Costa de Oliveira

Diante das outras respostas, a que não tem nada haver com o Existencialismo (como um todo) é:

O existencialismo não aprisiona o homem em sua subjetividade individual. [...] Como ponto de partida, não pode existir outra verdade senão esta: penso, logo existo; é a verdade absoluta de consciência que apreende a si mesma.


Justifica-se pelo fato de que o Cogito cartesiano subordina a existência humana ao ato de pensar, ou seja, antes de tomarmos consciência de quem somos, Descartes acreditava que era pelo pensamento que existíamos ("Se existo, é porque estou pensando, então penso, logo existo") e no caso do Existencialismo é exatamente o inverso, primeiro tomo consciência de que existo somente depois que tomo um "eu existencial" é que começo o processo de pensar (invertendo a lógica cartesiana seria: "Se existo, é porque antes de pensar, estou existindo, então existo, logo penso").


Espero ter ajudado!

3
Dislike0
User badge image

Helisaine Cristini Ribeiro

Que cada homem é responsável - responde por - seus atos. Portanto, cada um responde por seus atos em sua subjetividade, não é possível envolver em seu ato a humanidade inteira. gabarito Estácio

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais