Buscar

antropologia

2) Como o contato com outros povos é essencial para a construção dos principais conceitos antropológicos (Cultura, Relativismo Cultural e Etnocentrismo)

 

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Karolina

Etimologicamente, o termo antropologia deriva das palavras gregas “anthropos” (ser humano) e “logos” (ciência, estudo, conhecimento) e significa o estudo do ser humano. O objetivo da Antropologia é buscar um entendimento amplo, comparativo e crítico dos seres humanos, seus conhecimentos e formas de ser.

A antropologia abrange o estudo do ser humano como ser cultural, fazedor de cultura. Investiga as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças. Tem seu foco de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, adquirido por aprendizado social. A partir da compreensão da variedade de procedimentos culturais dentro dos contextos em que são produzidos, a antropologia, como o estudo das culturas, contribui para erradicar preconceitos derivados do etnocentrismo, fomentar o relativismo cultural e o respeito à diversidade.

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

       Os conceitos antropológicos podem ser construídos a partir do tipo de contato estabelecido entre os povos. A cultura se refere a um todo complexo adquirido pelos seres humanos ao longo da sua existência. Insere-se nesse todo, os valores morais, os conhecimentos, as crenças, as leis, o modo de conduta, os hábitos, os costumes, as habilidades e competências e heranças culturais transmitidas aos membros de uma sociedade. Pode ser também entendido, como um conjunto de manifestações humanas, como: ideias, comportamentos, práticas e símbolos sociais. O relativismo cultural é a cultura de um grupo social vista de forma livre do etnocentrismo, sem julgar a sua cultura como superior a outras culturas, mas levando em consideração que cada cultura tem a sua forma particular de expressão, seus valores e experiências únicas e ao mesmo tempo diferenciada das outras. No etnocentrismo, há uma tendência em se observar outras sociedades e culturas com base de uma perspectiva do grupo social a que se pertença, submetendo como inferior outras culturas diferentes da sua própria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

antropologia

Introdução à Antropologia

UNIMES

User badge image

luiz carlos penides duarte

Question Icon

antropologia

Introdução à Antropologia

UNIMES

User badge image

michele mendonça

Question Icon

antropologia

Antropologia I

UNIMES

User badge image

michele mendonça

Materiais relacionados