Buscar

Quais são as classificações e divisões dos Grupos de Lipídeos existentes?

💡 4 Respostas

User badge image

Marcel Merlo Mendes

Os lipídios são compostos com estrutura molecular muito variada, apresentam várias funções orgânicas como: reserva energética (fonte de energia para os animais), isolante térmico em (mamíferos), e também colabora na composição e constituição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

 

São substâncias que possuem como característica principal a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), sendo considerados de natureza hidrofóbica, ou seja, que tem aversão à molécula de água.

 

Os principais grupos de lipídios são: os glicerídeos (óleos e gorduras); as ceras (cera de abelha, impermeabilizantes de folhas e frutos); esteroides (colesterol, precursor de hormônios sexuais).

8
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

Os lípidios são divididos em:

- Triglicerídeos, são compostos pelo glicerol (álcool) associado a três moléculas de ácidos graxos.

- Cerídeos, compostos por um álcool diferente do glicerol. Possui consistência sólida. 

- Esteróides, apresentam uma estrutura química marcada pela presença de quatro anéis interligados. O colesterol é o exemplo mais conhecido.

- Fosfolipídeos, associados ao ácido fosfórico. São anfipáticas, com uma região (cabeça) hidrofílica, e outra região (cauda) hidrofóbica. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais