Buscar

O que significa fazer o uso dos interditos?Quais os interditos?Exemplifique cada um deles?

💡 12 Respostas

User badge image

Jéssica Coelho

Ações judiciais que o possuidor deve utilizar quando se sentir ameaçado ou ofendido no exercício de seu direito. É forma de defesa indireta da posse.

____________________

São três os interditos possessórios: Ação de Manutenção de PosseAção de Reintegração de Posse eInterdito Proibitório

____________________

Reintegração de posse é aquela que visa recuperar a posse perdida, ou seja, é cabível no esbulho possessório (perda da posse em razão de violência, clandestinidade ou precariedade).
Manutenção de posse é cabível quando houver turbação possessória, ou seja, Molestação ou perturbação da posse.
Interditoproibitório É cabível quando houver justo receio de turbação ou esbulho, ou seja, uma ameaça concreta. Trata-se de uma ação preventiva, poisvisa evitar a consumação da turbação ou do esbulho.CPC: Art. 932.  O possuidor direto ou indireto, que tenha justo receio de ser molestado na posse, poderá impetrar ao juiz que o segure da turbação ou esbulho iminente, mediante mandado proibitório, em que se comine ao réu determinada pena pecuniária, caso transgrida o preceito

 

Fontes: http://direitoemquadrinhos.blogspot.com.br/2012/01/interditos-possessorios.html - http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5936 - http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=2355 

17
Dislike0
User badge image

Yuri

Interditos possessorios visam proteger o possuidor contra a pessoa que comete um dos vicios da posse: 1) esbulho - reintegracao de posse 2) turbacao - manutencao de posse 3) ameaca - interdito proibitorio.
2
Dislike0
User badge image

Olavo

Saia da Net e vá estudar. Neguinho quer ser "Doutôr"sem ter capacidade de leitura. Formular uma pergunta ridícula como esta é sinal de preguiça.

Sugestão de leitura:

Curso de Direito Civil, volume 4, do Fácio Ulhoa Coelho e Novo Curso de Direito Processual Civil, volume 2, do Marcus Vinícius Rios Gonçalves.

2
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais