Buscar

Atividade de Diagnóstico Bucal - Já fiz, mas gostaria de corrigir. Podem me ajudar?!

Atividade de DIAGNÓSTICO BUCAL

Fazer uma prescrição para o paciente

1- homem, 52 anos comparece para avaliação estomatológica com queixa  de ardência bucal a dois meses. Paciente refere perda de peso nos últimos três meses e trouxe um hemograma que evidenciou linfopenia severa. Clinicamente o paciente se apresentou debilitado e mostrou a presença de múltiplas placas brancas em cavidade oral em palato duro, palato mole, mucosas julgais bilateralmente e dorso de língua . 
A: cite uma hipótese diagnóstica que justifique a queixa de ardência bucal.
B: como você confirmará essa hipótese diagnóstica? 
C: esse diagnóstico tem relação com alguma alteração sistêmica ? Justifique.
D: qual a hipótese para a alteração do hemograma ?
E: realize uma prescrição para o paciente considerando se a queixa de ardência.

💡 3 Respostas

User badge image

Renato FS

Tá difícil,mas acho que é candidíase pseudomembranova. Paciente com HIV positivo. 

4
Dislike0
User badge image

Diego Melo Lima

O caso aborda sobre um homem, 52 anos com queixa  de ardência bucal a dois meses. Os sintomas associados à ardência e a queimação da mucosa bucal são queixas relativamente comuns na clínica odontológica. A dificuldade em definir esse desconforto, faz com que os pacientes se refiram a essas duas sintomatologias, como sinônimos.

Os fatores associados à sensação de ardência ou queimação são variados. Como a maioria dos casos está relacionado à presença de quadros específicos como Anemia ferropriva, Candidíase, Glossite migratória benigna e Síndrome da ardência bucal.

A etiologia e características clínicas da Glossite migratória benigna (GMB): é uma condição benigna e comum caracterizada por áreas despapiladas no dorso da língua, que tendem a aumentar e migrar durante o quadro. O paciente pode se queixar de maior sensibilidade nessas áreas, que pode estar associada ou não à candidíase.

A Candidíase: é uma infecção fúngica comum em extremos etários, que pode se apresentar como áreas vermelhas brilhantes e acometer qualquer área da cavidade oral.

A anemia ferropriva: ocorre pela deficiência de Ferro circulante e pode levar à “língua careca” (dorso da língua liso). A mucosa bucal pode se apresentar brilhante e vermelha, e o paciente pode sentir dificuldade de se alimentar.

A Síndrome da ardência bucal (SAB): acredita-se que seja a principal etiologia dos quadros de ardência e de queimação. Possui origem psicogênica, pois nenhuma causa local ou sistêmica pode ser identificada. Múltiplos sítios da cavidade oral podem estar envolvidos, porém a língua é o local de maior incidência. A condição parece afetar, principalmente, mulheres no período pós-menopáusico e o desconforto associado à condição é, normalmente, descrito como contínuo, com intensidade moderada ou severa e padrão flutuante.

A hipótese diagnóstica que justifique a queixa de ardência bucal

No caso abordado a hipótese mais provável seria a Candidíase que é uma infecção fúngica comum em extremos etários, que pode se apresentar como áreas vermelhas brilhantes e acometer qualquer área da cavidade oral. A doenças fungicas são doenças oportunistas o que pode ocorrer em pacientes com baixa imunidade como no caso abordado pelo paciente ter apresentado perda de peso nos últimos três meses e trouxe um hemograma que evidenciou linfopenia severa.

O diagnostico e realizado por meio dos achados clínicos, laboratoriais e da queixa do paciente.

• Para a GMB: exame clínico para a investigação dos padrões migratórios de despapilação e a investigação da presença de candidíase.

  • Para Candidíase: exame clínico, com raspagem da área afetada, para verificar a presença de hifas de Candida ou teste terapêutico com antifúngicos tópicos.

• Para a Anemia ferropriva: avaliação do hemograma e dos níveis séricos de cobalamina (vit B12), ferritina e ácido fólico.

• Para a SAB: revisão detalhada do histórico médico e psicológico do paciente, que devem se apresentar dentro da normalidade. A mucosa bucal se apresenta integra, visto que a SAB é caracterizada como uma alteração de sensibilidade, sem a presença de uma causa somática.

Manifestação sistêmica

A candidíase pode ser manifestada por imunidade baixa, isto é, baixa defesa do organismo; podendo estar relacionada ao estresse, e a doenças sistêmicas como o HIV, Diabetes, lúpus etc.

Alteração do hemograma

A linfocitopenia é uma quantidade anormalmente baixa de linfócitos (menos de 1500 células por microlitro de sangue no adulto ou menos de 3000 células por microlitro na criança).

Normalmente, os linfócitos constituem de 15 % a 40 % dos glóbulos brancos que se encontram no sangue. Os linfócitos constituem a base do sistema imunitário, protegem o organismo da infecção viral, ajudam outras células a proteger o corpo de infecções bacterianas e fúngicas, convertem-se em células que produzem anticorpos (células plasmáticas), lutam contra o cancro e facilitam a coordenação das actividades de outras células do sistema imunitário. 

Diversas doenças e perturbações podem causar linfocitopenia. A quantidade de linfócitos pode diminuir durante um breve período por causa de um stress agudo e devido a tratamentos que incluam corticosteróides, como a prednisona, à quimioterapia para o cancro e à radioterapia.

Os indivíduos com valores baixos de linfócitos T habitualmente apresentam linfocitopenia mais acentuada e com efeitos mais graves do que os que apresentem quantidades baixas de linfócitos B, embora, de qualquer modo, qualquer deficiência possa ser mortal.

Como os linfócitos constituem uma proporção relativamente pequena de glóbulos brancos, uma redução no seu número não conduz a uma diminuição significativa do número total de glóbulos brancos. A própria linfocitopenia pode ser assintomática e habitualmente detecta-se numa análise de sangue completa realizada para diagnosticar outras doenças. A redução drástica de linfócitos origina uma tendência para o desenvolvimento de infecções causadas por vírus, fungos e parasitas.

Doenças que causam linfopenia

ü  Cancro (leucemias, linfomas, doença de Hodgkin).

ü  Artrite reumatoide

ü  Lúpus eritematoso sistêmico

ü  Infecções crônicas

ü  Perturbações hereditárias raras (certas agamaglobulinemias, síndrome de Digeorge, síndrome de Wiskott-Aldrich, síndrome de imunodeficiência combinada grave e ataxia-telangiectasia).

ü  Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA).

ü  Algumas infecções virais.

O Tratamento da Ardência/Queimação Bucal

• GMB sem candidíase: conscientizar o paciente da benignidade da condição e amenizar o desconforto pelo uso de bochechos com bicarbonato de sódio diluído em água ou infusão de camomila gelada.

  • Candidíase ou GMB associada à candidíase: prescrição de antifúngicos locais como a nistatina solução oral (Micosta tin®) ou Miconazol gel (Daktarin®), em bochechos ou aplicações tópicas, respectivamente, três ou quatro vezes ao dia.

• Anemia: encaminhamento ao hematologista para descobrir a causa da anemia e iniciar tratamento específico.

• SAB: a abordagem terapêutica deve consistir em tranqüilizar o paciente quanto à natureza da síndrome e sua não associação com câncer. Devido sua origem psicossomática, nenhuma solução fácil ou de grande otimismo deve ser oferecida. É importante que o paciente tenha confiança no profissional. A terapêutica pode ser iniciada com a administração sistêmica de ácido alfalipóico 200mg, duas vezes ao dia. Na ausência de um controle satisfatório, o uso tópico de Xylocaína gel 5%, associada à capsaicina 0,025% (Moment®) sobre a mucosa - 3 ou 5 min, quatro vezes ao dia, pode ser eficaz.

A laserterapia, de baixa potencia, com luz vermelha e a psicoterapia cognitiva, também é considerada opção de tratamento, de grande relevância, para o controle definitivo da SAB.

Por fim, é importante salientar que diversos outros fatores, podem estar associados à sintomatologia de ardência ou queimação da mucosa bucal, como a Síndrome de Sjogren, xerostomia, deficiências nutricionais, desordens endócrinas e gastro-intestinais, além do uso de determinados medicamentos.

Espero que tenha ajudado abraço!

Referencia

Protocolo Clínico para o Tratamento da Ardência/Queimação Bucal/RJ disponível em <http://www.cro-rj.org.br/pc/set14.pdf>

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais