Buscar

Se um determinado crime é de ação penal pública incondicionada e o Ministério Público é omisso em sua propositura, o que acontece?

💡 3 Respostas

User badge image

Talita Mourão

Jedson,

há previsão no Código de Processo Penal (art. 29) de que nesse caso, o particular pode ajuizar a ação, movendo ação penal privada, portanto. Ou seja, mesmo quando a competência para a propositura da ação penal é de competência exclusiva do MP, diante de sua inércia, pode o particular atuar subsidiariamente. Importante notar, ainda, que nessa hipótese, mesmo que a ação penal originariamente pública seja ajuizada por particular, o MP tem o dever/poder de intervir em todos os atos processuais, já que a competencia originariamente era sua.

Leia o artigo, ele é bem explicativo.

Bons estudos!

1
Dislike0
User badge image

Rodrigo da Cunha

Complementando a resposta da Ilustre Talita Mourão, há garantia Constitucional, precisamente no Artigo 5º, LIX, da CF/88. Assim, se o MP for inerte quanto ao oferecimento da denúncia no prazo estabelecido pela lei, a vítima/representante poderá intentar com a Ação (ação privada subsidiária da pública). 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Quando o Ministério Público, titular da Ação Penal, fica inerte, ou seja, não adota uma das três medidas que pode tomar mediante um Inquérito Policial relatado ou quaisquer peças de informação (propor o arquivamento, denunciar ou requerer diligências), abre-se a possibilidade para o ofendido ingressar com uma ação penal privada subsidiária da pública.

"Art. 29.  Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligência do querelante, retomar a ação como parte principal."

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais