Buscar

O que é o tempo para Santo Agostinho?

💡 3 Respostas

User badge image

Jonathas Morato da Costa

Olá! O tempo para Agostinho nada mais é que uma extensão do homem. Como um dos padres da Igreja, defende que não há nada antes de Deus, pois Ele que criou o tempo. Para Agostinho, os homens é que medem o tempo como passado, presente e futuro. Agostinho, por sua vez, revoga essa ideia. Diz que o passado nada mais é que o que não mais é e o futuro nada mais do que ainda não é. E o presente? O presente nada mais é que um contínuo deixar de ser e um tender continuamente ao não-ser. 

Assim, Agostinho defende a ideia de tempo como criação da alma do homem. Alega ainda que o tempo deveria ser dividido em: presente do passado, presente do presente e presente do futuro. Mas, de qualquer forma, nunca esqueça que é criação da nossa alma essa extensão. O presente do passado, é a memória; o presente do presen é a intuição e, o presente do futuro, a espera. 

Espero ter ajudado!

0
Dislike0
User badge image

Vinicius Lima

tempo seria uma construção ou elaboração do espírito, sem existência fora dele (StoAgostinho) ou uma apreensão empírica regular de relações causais de antes e depois (Hume) ou uma intuição pura do espírito (Kant).

0
Dislike0
User badge image

* Max

Ele acreditava que o tempo se baseava na estruturação ou aflorar da índole não abstendo-se da vivência nele

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais