Buscar

As bactérias são procariontes unicelulares. Quais características definem esse microrganismo?

💡 6 Respostas

User badge image

Ana Marcondes

 

Carl Woese propos uma nova forma de classificação baseada na comparação de RNAs ribossômicos dos seres vivos e formou 3 domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Os dois primeiros filogenéticos são procariontes formados por bactérias e arqueas

Bactérias: Procariontes unicelulares, possui diversas morfologias como esféricas (cocos), bastonetes (bacilos), espiraladas e até mesmo em formato de estrela ou quadradas.  A maioria das bactérias assumem a mesma forma, porém algumas são pleomórficas, ou seja, são capazes de mudar de forma. Algumas bactérias formam arranjos característicos como o Staphylococcus em forma cachos de uva; e o Streptococcus que se dispõem em cadeias . Podem ser isoladas ou formar colônias. Possuem parede celular de peptideoglicano. O gênero Mycoplasma são consideradas as menores bactérias e não possuem parede celular, apenas membrana plasmática . Também contêm elementos genéticos como os plasmídios que transportam a informação genética . Alguns codificam fatores de resistência para as bactérias, como a resistência a antibióticos . O maior filo é Proteobactéria .Outro filo é das cianobactérias, com pigmento azul-esverdeado e cloroplastos, realizam fotossíntese, sendo as maiores produtoras de gás oxigênio do planeta  e são importantes elementos na cadeia alimentar de ambientes aquáticos. Possuem morfologias variadas e a presença de vacúolos gasosos que auxiliam na flutuação . Algumas espécies possuem endosporos, estruturas de resistência a diversos fatores como radiação, calor,  escassez de nutrientes e umidade, tornando a bactéria em estado latente e também é uma forma de disseminação bacteriana .

Arqueas:São procariontes unicelulares ou multicelulares; de forma esférica, bastonete ou espiralada. Habitam ambientes extremos, como por exemplo as halófilas que vivem em meio com alta concentração salina; termófilas, locais de temperatura entre 50° e 60°C, hipertermófilas, acima de 80°C; acidófilas em locais de pH 3,0; e alcalófilas de pH 10,5 . Algumas tem parede celular principalmente de pseudomureína ou outras substancias como glicoproteínas; em outras a parede é ausente .

1
Dislike0
User badge image

Leandro Nascimento

nao possuem carioteca...depemdem ou nao de oxigenio para viver..podem ou nao produzir seu próprio alimento mais sem duvida a forma de reproducao e maia notavel por nao ser ppr meiose ou mitose mas por fissao binaria.
0
Dislike0
User badge image

Leandro Nascimento

nao possuem carioteca...depemdem ou nao de oxigenio para viver..podem ou nao produzir seu próprio alimento mais sem duvida a forma de reproducao e maia notavel por nao ser ppr meiose ou mitose mas por fissao binaria.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais