Buscar

Acerca do Direito ao esquecimento.

o direito a personalidade , em especifico o direito ao esquecimento, ele se contrapõem ao direito de liberdade de expressão ?

💡 9 Respostas

User badge image

Fany Vintage store

Deve ser analisado in casu.
O direito ao esquecimento não se sobrepõe ao direito a liberdade de expressão bem vise e versa . Ele são direitos que devem ser garantidos, o direito ao esquecimento é a garantia do condenado, ao ter sua pena cumprida , não ser exposto por pena efetivamente cumprida. A liberdade de expressão nesse caso é garantida , se a informação for necessária para melhor compreensão do caso, não expondo o exposto ao ridículo.
1
Dislike0
User badge image

allan berger

Todo bêbado tem direito à condição de esquecimento.

1
Dislike0
User badge image

Ronison Rodrigues

Olá, Rayssa. Sim, este direito se contrapõe. Em resumo há um julgamento no STF que define algumas limitações ao direito ao esquecimento devido a este confronto entre os dois direitos.

"É incompatível com a Constituição a ideia de um direito ao esquecimento, assim entendido como o poder de obstar, em razão da passagem do tempo, a divulgação de fatos ou dados verídicos e licitamente obtidos e publicados em meios de comunicação social analógicos ou digitais. Eventuais excessos ou abusos no exercício da liberdade de expressão e de informação devem ser analisados caso a caso, a partir dos parâmetros constitucionais - especialmente os relativos à proteção da honra, da imagem, da privacidade e da personalidade em geral - e as expressas e específicas previsões legais nos âmbitos penal e cível. (STF - RE 1010606)"

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais