Buscar

À sua ótica, a vigente constituição brasileira é melhor ou pior que a anterior, pelo simples fato desta haver sido outorgada, enquanto aquela votada?

Sabe-se que em relação à sua origem, uma constituição pode ser classificada, grosso modo falando, em volta da (promulgada) e outorgada (imposta), não obstante, ainda, a qualificação como cesarísta. Entretanto, a experiência histórico-jurídico nos mostra que nem sempre uma constituição votada, ou seja, tendo como pré-suposto um pacto social firmado por toda a sociedade, configura-se como melhor que uma outra, outorgada, ou seja, chancelada apenas pelo agente revolucionário. À sua ótica, a vigente constituição brasileira é melhor ou pior que a anterior, pelo simples fato desta haver sido outorgada, enquanto aquela votada? Justifique sua resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Mariane Santos

Não, pois o fato de uma Constituição ter sido aprovada pelo povo, não há faz melhor do que o aquela que foi imposta. O que diferencia, no caso de ser melhor ou pior são os dispositivos presentes para que haja o efetivo cumprimentos das normas que lá estão estabelecidas. Á partir do momento em que uma Constituição, como por exemplo de 88, se mostra mais moderna em relação a Direitos e Garantias Fundamentais, Direitos Sociais  e Direitos que protejam a coletivade e possui mecanismos para que sejam efetividados todos os mesmos, podemos dizer que ela é melhor do que a Constituiação vigente anteriormente, mas não se obriga dizer que é pelo fato de ser promulgada e sim pelos principios e valores nela presente (CR/88). 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Ao nosso ver, as constituições promulgadas, ou seja, redigidas e votadas pelos representantes do povo, tendem a ser melhores pelo fato de reunirem, nas suas confecções, cidadãos filiados aos mais diversos tipos de ideologias e pensamentos, o que faz dela uma constituição mais plural, adequada a amálgama de pessoas que convivem em uma sociedade.

As constituições outorgadas tendem a impor certos principios, não levando em conta a pluralidade de ideias e pensamentos, e, por isso, não se adequando de maneira efetiva a sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais