Buscar

Há bis in idem na reação jurídico-penal e administrativa sobre a mesma infração ambiental?

💡 5 Respostas

User badge image

Ricardo

Não há Bis in Idem, A responsabilização penal, civil e administrativa, a princípio, são independentes e podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente. 

 http://jus.com.br/forum/226376/lei-penal-ambiental-bis-in-idem#ixzz3kPzY3Avz

0
Dislike0
User badge image

Fabricio Dias

Não há bis in idem uma vez que as searas civil, penal e administrativa são (teoricamente) independentes umas das outras. Digo teoricamente uma vez que um dos efeitos da condenação penla é a obrigação de reparar, que é uma sanção civil.

0
Dislike0
User badge image

Jairo Dias

Não. A infração ambiental admite tríplice penalização: civil, penal e administrativa, sem que isso configure bis in idem. O art. 3° da Lei de Crimes Ambientais (LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências) preceitua que "Art. 3º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais