Buscar

Qual ferramenta deve se usar para tornear face de um cilindro de SAE 1020?

💡 6 Respostas

User badge image

Syngred Sebinelli

Ferramentas de aço rapido como DIN  S 6-5-2-5 ou AISI M35

0
Dislike0
User badge image

Thiago Oliveira

Ferramenta de faceamento no torno mecânico.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A usinagem compreende o processo de desgaste mecânico por remoção de material na forma de cavaco, que visa dar forma a uma peça, seja ela metálica ou não, chamada de matéria-prima ou matéria bruta. No caso, deve-se compreender as diferentes ferramentas que podem ser empregadas no torneamento e suas funções.


Para torneamento de faceamento, pode-se empregar um bedame de aço ferramenta caso o acabamento não seja algo priorizado, porém uma pastilha de metal duro não revestida garante velocidade de produção e acabamento, além de que possui resistência suficiente contra a maioria dos mecanismos de desgastes que um aço não ligado e de baixo carbono apresenta.

Os aços sem liga têm um teor de carbono de até 0,55%. Os aços com baixo teor de carbono, como no caso o SAE 1020, precisam de atenção especial devido à difícil quebra de cavacos e à tendência de formação de aresta postiça. Para quebrar e direcionar os cavacos, recomenda-se uma pastilha com quebra cavaco.


Portanto, para tornear a face de um cilindro de SAE 1020, pode se usar um bedame de aço ferramenta ou um inserto de metal duro com quebra cavaco, sem revestimento.


Fonte:FERRARESI, D.Fundamentos de usinagem de metais. S.Paulo, Edgard Blucher, 1970.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais