Buscar

O estagiário é um empregado?

💡 3 Respostas

User badge image

Paullo Henrique

Ele de certa forma está sujeito ao seu responsável na empresa.

LEI N.º 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.

Art. 1o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

§ 1o O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. 

§ 2o O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. 

0
Dislike0
User badge image

Tiago Barbosa

O que vai definir se ele é empregado ou não é sua relação. Se for uma relação de emprego ele será empregado, se não for, ele estará em uma relação de trabalho lato sensu, mais especificadamente estagiário nos termos da Lei 11.788/08. Lembrando que o descumprimento de qualquer dispositivo dessa lei o descaracteriza como estagiário. Para analisar há a relação empregatícia você terá que analisar a presença dos seus elementos que são:

Pessoalidade: o empregado deve ser pessoa física e a prestação dos serviços deve ser personalíssima, uma vez que o empregado não pode ser substituído por outro no exercício de suas atividades. É o fator pelo qual o empregador escolhe seus empregados.

   Habitualidade: prestação dos serviços deve ser contínua e não eventual. A CLT não traz as expressões cotidiano ou diário, mas fala em trabalho contínuo e habitual. Logo, o trabalho não precisa ser diário, mas frequente e de trato sucessivo.

   Subordinação: significa a direção e a supervisão do trabalho. Caracteriza-se pela dependência do empregado ao empregador, decorre do poder de comando deste, uma vez que o empregado está subordinado às suas ordens. A subordinação pode ser: econômica, técnica, hierárquica ou jurídica.

   Onerosidade: relaciona-se à contraprestação devida pelo empregador ao empregado em razão da prestação de serviços. O dever do empregado é prestar os serviços e do empregador, de pagar por eles.

 

Constando todos esses elementos e não sendo regulamentado pela lei de estágio, será estagiário. Reiterando que o descumprimento de qualquer dispositivo da lei de estágio a relação será empregatícia a depender do caso.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Formalmente, um estagiário detém um relação de estágio (um tipo/uma espécie de relação trabalhista) com seu contratante. A próprio lei do estágio (lei 11.788/05) estipula em seu art. 3º que há a formação de vínculo empregatício:

Art. 3o  O estágio, tanto na hipótese do § 1o do art. 2o desta Lei quanto na prevista no § 2o do mesmo dispositivo, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: 

I – matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino; 

II – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; 

III – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais